Será que é pela crença de que está fazendo algo positivo pela humanidade? Ou porque percebeu que pode economizar dinheiro se souber poupar e reaproveitar alguns bens? Nem sempre…
De acordo com o professor Noah Goldstein, em sua participação no Social Innovation Conversations da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, uma das maiores motivações para a tomada de decisões em prol do meio ambiente é o fato de as pessoas serem influenciadas e estimuladas por outras pessoas.
Sabem aquela história do “eu faço porque todo mundo faz”? Ao invés de soar como uma falta de criatividade, a regra pode valer para aumentar o número de indivíduos realmente comprometidos com as causas do meio ambiente.
Na pesquisa realizada pelo professor da UCLA foi possível identificar o quanto os seres humanos são influenciados por mensagens bem colocadas, especialmente quando sabem que outros ao seu redor agirão da mesma forma. Informação + colaboração resulta em mudança de atitudes.
Um dos exemplos utilizados são os cartazes colocados em hotéis incentivando os hóspedes a não colocarem suas toalhas para lavar sem necessidade. Ao mesmo tempo em que os hotéis podem economizar água, também estão disseminando uma informação importante sobre como colaborar com o meio ambiente a partir de uma atitude simples, que tem impacto justamente por ser uma mudança coletiva – todos os hóspedes podem colaborar com essa economia utilizando suas toalhas por mais de um dia.
Para ouvir o podcast na íntegra, em inglês, é só clicar aqui. Que tal fazer a sua parte e repassar uma mensagem de sustentabilidade, ajudando e ensinando a alguém de sua convivência sobre como ter atitudes mais conscientes?
Com informações do Portal Ecodesenvolvimento.