quarta-feira, 27 de abril de 2011

O XAXADO

A equipe 4 de março homenageia o XAXADO das Festas Juninas que é uma tradição no José Narciso, que segundo o folclorista Roberto Benjamin, o xaxado é um ritmo e uma dança sertaneja com evidentes características da cultura indígenas, originário das regiões do Pajeú e Moxotó (Pernambuco), mas há controvérsias na origem do xaxado, alguns pesquisadores como Benjamin e Luís da Câmara Cascudo, afirmam que é uma dança originária do alto Sertão de Pernambuco, outros que ela tem sua origem em Portugal e alguns outros ainda dizem que sua origem é indígena, esta dança já era conhecida nas regiões do Agreste e Sertão Pernambucano desde de 1922 e a palavra xaxado é uma onomatopéia do barulho xa-xa-xa, que os dançarinos fazem com as alpercatas arrastadas no chão durante a dança.

xaxado, uma dança dos cangaceiros.

A EQUIPE QUATRO DE MARÇO

Os componentes da Equipe 4 de março (alunos da 6ª Série "A")



ESSA EQUIPE É FERA!

terça-feira, 19 de abril de 2011

VOCÊ É EX-ALUNO DO JOSÉ NARCISO E FOI APROVADO EM ALGUM VESTIBULAR?

Para você que concluiu o ENSINO MÉDIO na escola JOSÉ NARCISO e que foi aprovado em vestibulares, deixe aqui sua mensagem pelos 50 anos do José Narciso dedicados a educação.

sábado, 16 de abril de 2011

REPELENTE CASEIRO AJUDA A MANTER O MOSQUITO DA DENGUE À DISTÂNCIA


Uma receita caseira que ganhou o nome de “repelente dos pescadores” está fazendo sucesso desde que caiu na rede. E, à medida que aumentam as notificações de dengue no estado, cresce a velocidade com que o e-mail — com os ingredientes da fórmula — circula na internet. À base de cravo-da-índia, o repelente tem respaldo de especialistas.
— Da semente do cravo-da-índia se extrai o ácido eugênico, a partir do qual se consegue obter um aroma ativo que protege contra a picada do mosquito — explica o fitoterapeuta Marcos Stern.
O médico Alex Botsaris, que lançou recentemente o livro “Medicina Ecológica – Descubra como cuidar da sua saúde sem sacrificar o planeta”, diz que o cravo, assim como o capim citronela, é rico em óleos essenciais, responsáveis pelo odor característico da planta.
— Esse aroma atrapalha o mosquito a sentir o cheiro da pele humana, interferindo na orientação do inseto — afirma o médico.
O que a fitoterapia explica a advogada Tânia Bustamante, de 42 anos, sente na pele. Morando no Itanhangá, ela protege toda a família com o “repelente dos pescadores” há pelo menos dois anos. As garrafinhas com a fórmula estão espalhadas pela casa.
— Recebi essa receita pela internet e, depois, quando fui a um restaurante numa ilha, os donos ofereciam o repelente para os clientes. Usei e achei uma maravilha. Meu filho de 8 anos aplica sempre depois do banho — diz Tânia, acrescentando que, dependendo do óleo que se mistura, o cheiro do repelente fica bem suave.
Mas se o tipo de óleo corporal pouco interfere — pode ser infantil, de amêndoas, citronela, lavanda ou qualquer outro — o modo de preparo faz, sim, a diferença. Deixar o álcool e o cravo-da-índia macerando por cerca de 15 dias torna o repelente ainda mais potente. Só depois, se mistura o óleo.
— Mas se houver urgência, faça uma pequena quantidade, deixando em contato por pelo menos 24 horas. Depois use a que ficou por 15 dias em maceração. É importante também agitar o frasco de duas a três vezes ao dia — explica Marcos Stern.

A fórmula só não deve ser usada por crianças muito pequenas — menores de 3 anos — e pessoas que já sabem que têm alergia a essências.
A dentista Thaíse Britto se mudou para Boa Vista, Roraima, há pouco tempo e levou com ela a fórmula do “repelente dos pescadores”:
— Usei um óleo com cheiro de lavanda. Mas como leva muito álcool, o cheiro não fica insuportável e ameniza logo. A mosquitada não chega perto mesmo!
Aprenda a fazer

Ingredientes:
1/2 litro de álcool
1 pacote de cravo da índia (10 gramas)
1 vidro de óleo infantil (100 ml)

Modo de preparo:
Deixe o cravo curtindo no álcool durante uns quatro dias, agitando pela manhã e à tarde. Depois, misture o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera). Passe apenas uma gota nos braços e nas pernas.

Fonte: Extra.com

MOSQUITO DA DENGUE






A dengue é transmitida para o homem através da picada do mosquito Aedes aegypti (aēdēs do grego “odioso” e ægypti do latim “do Egipto”). Mais conhecido como mosquito da dengue, ele pertence a uma espécie de mosquito da família Culicidae proveniente de África e que já pode ser encontrado por quase todo o mundo, com mais ocorrências nas regiões tropicais e subtropicais, sendo dependente da concentração humana no local para se estabelecer.

O mosquito da dengue (Aedes aegypti) é o vector de doenças graves, como o dengue e a febre amarela, e por isso o controle de sua reprodução é considerado assunto de saúde pública.

O Aedes aegypti é um mosquito que se encontra ativo e pica durante o dia, ao contrário do Anopheles, vector da malária, que tem atividade crepuscular (durante o amanhecer ou anoitecer) tendo como vítima preferencial o homem.




O mosquito da dengue tem cerca de 0,5 cm de comprimento, é preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas e suas asas são translúcidas. (Imagem: Emílio Goeldi)

De difícil controle, já que seus ovos são muito resistentes e sobrevivem vários meses até que a chegada de água propicia a incubação, o mosquito da dengue deposita seus ovos em diversos locais e rapidamente se transformam em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto. Assim como na maioria dos demais mosquitos, somente as fêmeas se alimentam de sangue para a maturação de seus ovos; os machos se alimentam apenas substâncias vegetais e açucaradas.

Os ovos dos mosquitos são depositados normalmente em áreas urbanas, em locais com pequenas quantidades de água limpa, sem a presença de matéria orgânica em decomposição e sais. Em função disso, a água é ácida. Normalmente, eles escolhem locais que estejam sombreados e em zonas residenciais. Por isso, é importante não deixar objetos com água parada dentro de casa ou no quintal. Sem este ambiente favorável, o aedes aegypti não consegue se reproduzir. Ver formas de prevenção da dengue.



Ciclo Mosquito da Dengue (Aedes Aegypti)

O mosquito da dengue pode ser encontrado nas regiões tropicais de África e da América do Sul, chegando à Ilha da Madeira, em Portugal e ao estado da Flórida nos Estados Unidos da América. Nesta área, a presença do mosquito está diminuindo em virtude da competição com outra espécie do mesmo gênero, o Aedes albopictus. Porém o A. albopictus também é um vetor da dengue, bem como de vários tipos de encefalite equina. A competição entre as duas espécies ocorre devido ao fato de a fêmea do A. aegypti se acasalar tanto com o macho de sua espécie quanto com o macho do A. albopictus que é mais agressivo e, sendo de outra espécie, gera ovos inférteis, reduzindo assim a população de A. aegypti. No Brasil, o único mosquito que transmite a dengue é o A.aegypti.

O mosquito da dengue (Aedes aegypti) é sensível a repelentes baseados no composto N,N-dietilmetatoluamida.

A dengue é transmitida pela fêmea do Aedes Aegypti. Seu ciclo de reprodução do ovo-ovo é de 10 dias.  Quando o mosquito nasce, ela passa por quatro estágios de crescimento, que podem durar oito dias no total. Depois ela se transforma em pupa, estágio que dura, aproximadamente, dois dias. Depois de sair da pupa, o mosquito adulto já pode se reproduzir e botar ovos, quando o ciclo se reinicia.

Classificação
  • Ramo: Arthropoda (pés articulados);
  • Classe: Hexapoda (três pares de patas);
  • Ordem: Diptera (um par de asas anterior funcional e um par posterior transformado em halteres);
  • Família: Culicidae;
  • Gênero: Aedes.

O mosquito da dengue (Aedes Aegypti)  é menor que os mosquitos comuns, tem, em média, 0,5 cm de comprimento. Ele é preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.

O macho alimenta-se de frutas ou outros vegetais adocicados. Já as fêmeas se alimentam de sangue animal, principalmente humano. É no momento que está retirando o sangue que a fêmea contaminada transmite o vírus da dengue para o ser humano. Na picada, ela aplica uma substância anestésica, fazendo com que não haja dor na picada.

As fêmeas costumam picar o ser humano no começo da manhã ou no final da tarde. Picam nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo.

O QUE É DENGUE?

  A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações.
O primeiro caso da doença foi registrado em 1685, em Recife (PE). Em 1692, a dengue provocou 2 mil mortes em Salvador (BA), reaparecendo em novo surto em 1792.
Em 1846, o mosquito Aedes aegypti tornou-se conhecido quando uma epidemia de dengue atingiu o Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Entre 1851 e 1853 e em 1916, São Paulo foi atingida por epidemias da doença. Em 1923, Niterói, no estado do Rio, lutou contra uma epidemia em sua região oceânica.
Em 1903, Oswaldo Cruz, então Diretor Geral da Saúde Pública, implantou um programa de combate ao mosquito que alcançou seu auge em 1909. Em 1957, anunciou-se que a doença estava erradicada do Brasil, embora os casos continuassem ocorrendo até 1982, quando houve uma epidemia em Roraima.
Em 1986, foram registradas epidemias nos estados do Rio de Janeiro, de Alagoas e do Ceará. Nos anos seguintes, outros estados brasileiros foram afetados.
No Rio de Janeiro (Região Sudeste) ocorreram duas grandes epidemias. A primeira, em 1986-87, com cerca de 90 mil casos; e a segunda, em 1990-91, com aproximadamente 100 mil casos confirmados. A partir de 1995, a dengue passou a ser registrada em todas as regiões do país. Em 1998 ocorreram 570.148 casos de dengue no Brasil; em 1999 foram registrados 204.210 e, em 2000, até a primeira semana de março, 6.104.
Em 2006, o número de casos de dengue voltou a crescer no país. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre janeiro e setembro de 2006 foram registrados 279.241 casos de dengue o equivalente a 1 caso (não fatal) para cada 30 km ² do território desse país. Um crescimento de 26,3% em relação ao mesmo período em 2005. A região com maior incidência foi a Sudeste.
Já em 2008, a doença volta com força total, principalmente no Rio de Janeiro, onde foram registrados quase 250 mil casos da doença e 174 mortes em todo o Estado (e outras 150 em investigação), sendo 100 mortes e 125 mil casos somente na cidade do Rio de Janeiro. A epidemia de 2008 superou, em número de vítimas fatais, a epidemia de 2002, onde 91 pessoas morreram. Nos últimos anos, outros estados do Brasil também registraram uma epidemia de Dengue .
Atualmente, a dengue hemorrágica está entre as dez principais causas de hospitalização e morte de crianças em países da Ásia tropical. Nas Américas, a primeira epidemia de dengue hemorrágico que se tem notícia ocorreu em Cuba, em 1981.


Leia mais: http://www.combateadengue.com.br/o-que-e-dengue/#ixzz1JhViU1Vc

quarta-feira, 13 de abril de 2011

SAUDADES DE QUEM POR AQUI PASSOU

Quem já estudou na escola José Narciso é inesquecível, não somente para os professores e funcionários mas porque aqui os alunos encontram o seu espaço para as amizades, para a diversão e principalmente para a aprendizagem e assim este se torna inesquecível para todos os alunos que por aqui passaram. ACOMPANHE O VIDEO DE EX-ALUNOS DA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ NARCISO e comprove que aqui é o espaço que jamais se apagará da memória dos alunos que por aqui passaram algum tempo e hoje seguem outras trilhas.

terça-feira, 12 de abril de 2011

GRITO DE GUERRA

Dominou geral, sacudiu a quadra, venha que a escola é massa, rock de timbal, groove de cabaça e a 6ª A embala... tem que ter 4 de março pra dizer "vencer", vem dizer a todo mundo a nossa equipe vai vencer, tem que ter uma balada pra comemorar, á, á...


Refrão:


Extravasa, libera e joga tudo pro ar a nossa equipe vai ganhar... á, á
Extravasa, essa gincana já é nossa, há, há, há...

domingo, 10 de abril de 2011

GINCANA CULTURAL - JOSÉ NARCISO - MINHA ESCOLA, MINHA VIDA!




TAREFA EXTRAORDINÁRIA – MINHA SALA É UM TALENTO

No dia 08 de março aconteceu a tarefa extraordinária – Minha sala é um talento. Nesta prova a Equipe Quatro de Março obteve 141 pontos pela poesia criada pelo aluno JOSÉ FRANCISCO JÚNIOR da 6ª Série “A”.

QUATRO DE MARÇO
Autor: José Francisco Júnior
Queremos homenagear os diretores que comandaram o Colégio José Narciso da Rocha Filho.
O colégio que veio para ficar, para servir,
Veio formar o nosso povo, povo de Piripiri.
De 1961 a 1977 tivemos Omar de Andrade Rezende, foi um bom educador,
Com ele todo mundo se educou.

De 1978 a 1982 veio dona FRANCISCA DAS CHAGAS ARAUJO (Francisquinha), uma diretora
Educada,
Com ela a escola José Narciso ficou dedicada.

De 1983 a 1987 assumiu MARIA DA CONCEIÇÃO PORTELA, uma mulher de alto escalão,
A escola passou a melhorar na educação.

No ano de 1988, DIONE MARIA com sua alegria e simpatia,
Administrou a escola com garra e sabedoria.

De 1989 a 1990 foi mais uma alegria, a escola recebeu para sua administração
Dona MARIA DO CARMO AMARAL,
Uma pessoa intelectual.

De 1990 a 2002, para a escola crescer,
Todos os projetos DIDECA fez acontecer.

Em 2003 por um tempo pequeno DOMINGO SÁVIO realizou projetos com competência
E inteligência.

Nos dias de hoje a escola comemora seus cinquenta anos tendo como atual gestora uma mulher guerreira que tudo isso nos fez,
Obrigado a você professora INÊZ.



20 MELHORES ESCOLAS ESTADUAIS DO PIAUÍ SÃO PREMIADAS

Em solenidade no Palácio de Karnak, a Secretaria de Educação premiou as 20 melhores escolas da rede pública estadual de ensino. O ranking foi feito a partir das notas obtidas no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação) e no Exame Nacional do Ensino Médio.
Ao todo foram 86 escolas que superaram a média nacional e destas apenas as 20 melhores foram premiadas.
No estado, a escola que mais se destacou na nota do Enem foi a unidade escolar José Narciso da Rocha Filho, da cidade de Piripiri. A diretora da escola, Inês Araujo, disse que a escola trabalha com um direcionamento para a família e com projetos de incentivo a leitura.
“Confiamos na escola pública e principalmente em nosso trabalho, tanto que os filhos de muitos de nossos funcionários estudam na escola”, conta a diretora que já é gestora há 5 anos.
A escola destaque no Ideb foi a Unidade Escolar Raldir Cavalcante Bastos, no bairro Renascença. O diretor da escola, Carlos Eduardo, explica que o último índice indicado pelo MEC foi que a escola alcançaria os 6 pontos, contudo a unidade escolar surpreendeu com o índice de 6,2. “Nossa escola trabalha em tempo integral, e por isso temos aulas de dança, prática de esportes, rádio e muitas outras atividades para fazer os alunos sentirem prazer em vir estudar”, disse o diretor.

A escola possui índice baixo de evasão e é uma das mais procuradas do Renascença II, segundo Carlos Eduardo. “Nós temos evasão zero. Sempre abrimos três dias de matrículas que às vezes são preenchidos rapidamente”, explica Carlos. O gestor ainda disse que a equipe de professores da escola está sendo sempre participando de cursos de aperfeiçoamento de ensino, prática que vem a ser uma das grandes responsáveis pela nota alcançada.
Os prêmios foram entregues pela secretária de educação, Maria Xavier e pelo secretário de governo Tadeu Maia. Dentre as premiações, estão projetores data-show, e um acervo de 200 livros para equipar a biblioteca. Todas as 86 escolas que superaram a média nacional do Enem e Ideb receberam um certificado da Secretaria de Educação.
Fonte:  Acesse Piauí

http://www.vooz.com.br/noticias/20-melhores-escolas-estaduais-do-piaui-sao-premiadas-40919.html

ESCOLAS ESTADUAIS DO PIAUÍ MELHORAM COM O NOVO ENEM

Seg, 19 de Julho de 2010 17:41
A secretária estadual da Educação, Maria Xavier, anunciou na manhã desta segunda-feira, 19, no Liceu Piauiense, o desempenho das escolas da rede estadual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o exame serve como um indicador da qualidade da Educação para o Ensino Médio em todo o Brasil.

O Enem avaliou 315 escolas da rede Estadual, dessas, 88 tiveram nota acima de 500 pontos, 217 tiveram o desempenho entre 400 e 499,99. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) estipula como média nacional 500 pontos. A novidade deste ano foi o desempenho das escolas da rede Estadual no interior, das 10 melhores do Estado apenas duas são da capital.

O destaque foi a Unidade Escolar José Narciso da Rocha, de Piripiri, que obteve 583,14. Para Maria Xavier, o resultado do Enem mostrou que as políticas de melhoria do ensino não estão concentradas somente na capital. “É muito bom ver que o desempenho das escolas piauienses está melhorando no interior também. De Norte a Sul temos escolas com padrão de qualidade e acima do nível nacional. Hoje nossa melhor escola fica em Piripiri, alunos, professores e gestores estão de parabéns”, disse a secretária da educação.

Diferente das duas últimas avaliações do Enem, o Piauí não teve nenhuma escola entre as 20 piores da Federação. Para a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Viviane Farias, o novo Enem não atrapalhou o desempenho dos alunos piauienses. "Estávamos ansiosos para saber como seria o desempenho dos nossos alunos, porque ano passado eles fizeram uma prova nova. Uma prova mais voltada para as habilidades dos alunos. Por isso, tivemos todo cuidado em orientar os professores para que nossos estudantes fossem preparados corretamente", explicou. A Secretaria Estadual da Educação irá premiar com um data-show as 10 escolas melhores colocadas no Enem 2009.

FONTE: Ccom

ATA DE CONSTITUIÇÃO DA ESCOLA JOSÉ NARCISO

“ATA  DA INSTALAÇÃO DO GINÁSIO “JOSÉ NARCISO DA ROCHA FILHO” nesta cidade de Piripiri, Estado do Piauí. 
Aos quatro dias do mês de março do ano de mil novecentos e sessenta e um; cento e trinta e nove da independência e setenta e dois da República, no salão nobre do Ginásio “José Narciso da Rocha Filho” nesta cidade de Piripiri, Estado do Piauí, às dez horas teve lugar a instalação do Ginásio “José Narciso da Rocha Filho” sob o patrocínio da Fundação “José Narciso da Rocha Filho”. Aberta a sessão pelo Sr. Diretor do referido Ginásio, Omar de Andrade Rezende, este convidou o Exmo. Sr. Dr. Governador do Estado, Francisco das Chagas Caldas Rodrigues para presidir aos trabalhos, e ao mesmo tempo solicitou do Professor João Borges de Alcobaça para servir de Secretário. Fizeram parte da mesa a Exma. Sra. Maria do Carmo Correia Rodrigues, primeira dama do Estado, Presidente da Legião Brasileira de Assistência e do Serviço Social do Estado; a Exmª Srª. Antonieta de Andrade Rezende Rocha, viúva do patrono da Fundação, que possue o seu nome José Narciso da Rocha Filho; o Exmº. Sr. Dr. Juiz de Direito da Comarca, José Lopes Castelo Branco; o Exmº Sr Deputado Federal Tertuliano Milton Brandão; o Exmº Sr. Dr. Juiz de Direito de Pedro II, Adolfo Uchoa Filho; os Exmos. Srs. Prefeitos de Piripiri, Aderson Alves Ferreira, Tertuliano Brandão, de Pedro II; Antônio Machado Melo, de Batalha; José do Monte Rezende, de Capitão de Campos; Frei Francisco Pohlmann, vigário de Piripiri; Pe. Mário José de Meneses; prof José Rodrigues de Castro, do Ginásio Pedro II; Francisco Rodrigues de Castro, do Ginásio Pedro II; Dr. José Chagas de Medeiros, vice prefeito de Piripiri, o Prof. Álvaro Alves Ferreira, eminente mestre convidado especialmente para proferir a aula da sapiência, o dep. Estadual Aristeu Tupinambá Rodrigues; Cel. Antônio Diogo Lustosa, chefe da Casa Militar do Governo do Estado; Dr. Reginaldo Furtado, secretário particular do Governador; Samuel Tupinambá, representante da Rede Ferroviária S/A; o Dr Adail Santana, vice prefeito de Pedro II. Composta a mesa, o Exmo. Sr. Dr. Governador passou a palavra ao Prof. Álvaro Alves Ferreira, para proferir a aula da sapiência. Eminente professor, grande educador, profundo conhecedor dos problemas a inerentes à educação no Estado e no País, o prof. Álvaro Ferreira produziu umas das mais sublimes aulas do seu sacerdócio, como sempre encarou o magistério. Iniciou a aula com uma ligeira, porém sincera e real censura à nova reforma no ensino, ou Diretrizes e Bases. A firmeza dos conhecimentos do ilustre mestre, timbraram na consciência de todos os que o ouviram.  o quanto é integrado na vida educacional da Nação. Fazendo o apelo aos professores no sentido de sua integração no sagrado sodalício do magistério, derramou-se em considerações, as mais sábias, sobre a exaltação do professor, traçando o perfil de seu comportamento perante a juventude, da qual ele é tão amigo. Quando se referiu à homenagem ao patrono José Narciso da Rocha Filho, fez o panegírico do mesmo, louvando a feliz iniciativa do Exmo. Dr Prefeito de Piripiri, Aderson Alves Ferreira, que reconheceu na pessoa de José Narciso, um dos varões ilustres de nosso Estado, e um dos pioneiros da instrução nesta cidade. Funalmente, a aula do prof. Álvaro Ferreira, foi misto de sabedoria profunda de Geografia Humana, matéria que sempre foi de sua perfeição, nela integrou-se tanto, fazendo de sua evolução quase que o seu evangelho. Em seguida usou da palavra o Dr. José Lopes Castelo Branco, Juiz de Direito da Comarca, que em fértil e substancioso discurso mostrou as excelências do dinamismo do presidente da Fundação “José Narciso da Rocha Filho”, o Sr. Aderson Alves Ferreira atual prefeito municipal. Disse que o presidente da Fundação, que possui animo inquebrantável, não mediu esforços para dotar a comunidade que dirige, com um Estabelecimento de Ensino Médio. As últimas palavras do orador, quando tecia os elogios ao Presidente da Fundação, à aula do prof. Álvaro Ferreira, e concitando os piripirienses a se unirem para a maior grandeza de Piripiri, prestigiando a Fundação e o Ginásio “José Narciso da Rocha Filho”. Em seguida falou o Diretor do Ginásio, Sr. Omar de Andrade Rezende, que em brilhante discurso, agradeceu a presença do Exmo Sr. Governador e a sua luzida comitiva; teceu o elogio do mestre e amigo, o ilustre prof. Álvaro Ferreira. Mostrou a razão da escolha do nome de José Narciso da Rocha Filho para patrono do novo Ginásio, dadas as qualidades de varão sóbrio e altamente amigo de seus conterrâneos, máxime quanto ao setor de ensino. Finalizando convidou o Exmo. Sr. Governador para a aposição do retrato do homenageado no salão nobre do referido ginásio. Comunicou Exmo. Governador, que ao encerrarem-se as cerimônias de Instalação do Ginásio, iria inaugurar a Biblioteca do Ginásio “José Narciso da Rocha Filho” com o nome de Governador “Chagas Rodrigues”. Franqueada a palavra, apresentou-se o Sr. Antônio Narciso de Castro, que num gesto espontâneo fez a exaltação da personalidade de José Narciso da Rocha Filho, e congratulando-se com o povo de Piripiri, pela lembrança de homenagear um dos homens mais ilustres do Estado. Em seguida usou a palavra o Sr. Adolfo Uchoa Filho, Juiz de Direito de Pedro II, que em belo improviso fez a exaltação do povo de Piripiri, pela criação de um Estabelecimento de Ensino Médio. Encerando as solenidades, o Exmo. Sr. Governador do Estado pronunciou um dos mais belos discursos de um estadista, não He faltando a oportunidade de mostrar no seu brilhante improviso, que festas como esta, não são somente dos piripirienses, do Estado, mas ele estava presente para dizer, que a mesma seria uma festa sua pessoalmente como governador. Acreditava no progresso do Piauí, porque de todos os rincões do Estado partiram iniciativas como esta. O Piauí haveria de crescer, através de sua indústria, sua pecuária, sua agricultura e principalmente através de sua instrução. Acrescentou que o seu governo não mediria esforços de prestigiar e patrocinar tão belo exemplo de patriotismo, como seja a criação de escolas e principalmente de um Ginásio. Nesta ocasião fez a entrega de um cheque no valor de Cr$ 100.000,00 (cem mil cruzeiros) como auxílio de seu governo ao Ginásio “José Narciso da Rocha Filho”. A vibração do povo de Piripiri, pelo gesto augusto e nobre do Sr. Governador foi indivizível, digo indizível, e rompeu numa calorosa salva de palmas. Encerrada a seção, os telegramas recebidos pelo Sr. Prefeito Aderson Alves Ferreira e pelo diretor Omar de Andrade Rezende, foram, digo, telegramas de aplausos e mandando representantes foram arquivados na secretaria do Ginásio. Nada mais havendo a tratar foram encerrados os trabalhos de instalação do Ginásio “José Narciso da Rocha Filho”, o Sr Governador dirigiu-se à sala Biblioteca, que tomou o nome: Governador Chagas Rodrigues, para a inauguração, e eu João Borges de Alcobaça, servidor da Secretaria da presente seção, lavre a presente ata que depois de lida, e achada conforme será assinada pelo Exmº Sr. Governador e demais presentes.”

JOSÉ NARCISO - 50 ANOS DEDICADOS A EDUCAÇÃO



A educação ainda é a solução para muitos males que assola o nosso país. Apesar do Estado do Piauí ter tantos problemas principalmente na área da educação, ainda há escolas que contradizendo a toda essa situação, prova que é possível se ter escola de qualidade no Estado e em Piripiri essa realidade não é diferente, pois temos a satisfação de ter em nossa cidade uma das melhores escolas do Piauí, de acordo com resultado dos últimos indicadores e com a ousadia ser ainda melhor do que já é. Em 2011 a UNIDADE ESCOLAR JOSÉ NARCISO DA ROCHA FILHO completa 50 anos de dedicação por completo a educação piripiriense, onde nesta escola muito já se comemorou por conquistas por parte dos alunos, aprovações em vestibulares. Se você ainda não conhece a Escola José Narciso, venha conhecer, aqui você encontrará professores qualificados e dedicados, espaço amplo voltado para aprendizagem, desenvolvimento de projetos que contribuem para o desenvolvimento da educação dos educandos e um apoio incondicional da direção e de todos os familiares. E toda essa caminhada começa em um QUATRO DE MARÇO, e hoje reconhece as conquistas e celebra  as vitórias.