domingo, 26 de junho de 2011

O QUE LEVA UMA PESSOA A TOMAR UMA ATITUDE SUSTENTÁVEL?

Será que é pela crença de que está fazendo algo positivo pela humanidade? Ou porque percebeu que pode economizar dinheiro se souber poupar e reaproveitar alguns bens? Nem sempre…

De acordo com o professor Noah Goldstein, em sua participação no Social Innovation Conversations da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, uma das maiores motivações para a tomada de decisões em prol do meio ambiente é o fato de as pessoas serem influenciadas e estimuladas por outras pessoas.
Sabem aquela história do “eu faço porque todo mundo faz”? Ao invés de soar como uma falta de criatividade, a regra pode valer para aumentar o número de indivíduos realmente comprometidos com as causas do meio ambiente.
Na pesquisa realizada pelo professor da UCLA foi possível identificar o quanto os seres humanos são influenciados por mensagens bem colocadas, especialmente quando sabem que outros ao seu redor agirão da mesma forma. Informação + colaboração resulta em mudança de atitudes.
Um dos exemplos utilizados são os cartazes colocados em hotéis incentivando os hóspedes a não colocarem suas toalhas para lavar sem necessidade. Ao mesmo tempo em que os hotéis podem economizar água, também estão disseminando uma informação importante sobre como colaborar com o meio ambiente a partir de uma atitude simples, que tem impacto justamente por ser uma mudança coletiva – todos os hóspedes podem colaborar com essa economia utilizando suas toalhas por mais de um dia.
Para ouvir o podcast na íntegra, em inglês, é só clicar aqui. Que tal fazer a sua parte e repassar uma mensagem de sustentabilidade, ajudando e ensinando a alguém de sua convivência sobre como ter atitudes mais conscientes?
Com informações do Portal Ecodesenvolvimento


quinta-feira, 23 de junho de 2011

ARRAIAL DA ALEGRIA DO JOSÉ NARCISO



Aconteceu neste 22 de Junho na Quadra Professor Antonio Rodrigues, o tradicional Arraial da Alegria do José Narciso, você não foi? Então confira aqui como foi e o que você perdeu.


 As danças organizadas

A noiva ansiosa

O salão preparado

os dançarinos só esperando

A Sheila tava lá

segurança e recepção organizados

o povo da barraca apostos

povo da barraca das comidas

tinha folgueira

Você acha que ela veio de onde especialmente para o Arraial do José?

o povo organizado pronto pra dançar

o noivo e a noiva

Os apresentadores
 

O POVO DE BROGODÓ VIEIRAM TUDO






















Veio gente de toda idade

 
A Rainha Caipira não podia faltar
 

Não podia faltar o boi
 OS ATUAIS E OS EX-ALUNOS NÃO RESISTIRAM E APARECERAM NO ARRAIAL












terça-feira, 21 de junho de 2011

SOLSTÍCIO DE INVERNO - A ÉPOCA MAIS FRIA DO ANO E TAMBÉM ÉPOCA DE ALERGIAS

Dia 21 de junho é o começo do Inverno no hemisfério sul do planeta Terra. No hemisfério norte, essa estação do ano começa no dia 22 de dezembro.
Para alguns locais, o inverno está associado ao início da época mais fria do ano. Já em outras, como no nordeste brasileiro, por exemplo, não se observa tanta diferença climática nessa época.
No Brasil, o inverno é mais evidenciado na região Sul do país, especialmente nas serras gaúchas e catarinenses.
A cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, é uma das mais frias do país nessa época do ano.
Em virtude dessas mudanças de temperatura entra em evidências as alergias. Mas o que é alergia? Acompanhe o vídeo em uma próxima postagem falando sobre alergias.








quinta-feira, 16 de junho de 2011

ECLIPSE LUNAR OU SOLAR?


O eclipse lunar ocorre quando a Lua, em seu movimento orbital, encontra a sombra que a Terra projeta no espaço. O de ontem foi total. No observatório astronômico estava com os telescópios de prontidão, aguardando o espetáculo cósmico.
O professor da rede pública estadual e coordenador do Observatório Astronômico, Adriano Aubert Barros, afirmou que por ano, em todo o mundo, ocorrem de dois a sete eclipses solares e lunares. “A observação do eclipse tem grande apelo popular, uma vez que há uma série de mitos sobre este evento”, destacou.
Adriano Aubert Barros explicou que a Lua nasceu por volta das 17h07 totalmente encoberta pela parte mais escura da sombra da Terra, a umbra. “A partir das 18h02 foi saindo lentamente da umbra e penetrando na penumbra, que é a parte mais clara da sombra da Terra. A Lua saiu completamente da umbra por volta das 19h02 e da penumbra às 20 horas”, explicou
O eclipse lunar durou uma hora e quarenta minutos, o que é considerado um longo período. A última vez que ocorreu um fenômeno desta duração foi em julho de 2000, quando durou 1h47.
O fenômeno pode ser visto do início ao fim na África, no Oriente Médio, na Ásia e na Oceania. A América do Norte não conseguiu ver o fenômeno. Os europeus, assim como os brasileiros, só viram o fim do eclipse.  A observação do fenômeno pode ser feita com binóculos, lunetas e telescópios amadores.
O eclipse lunar de ontem foi um dos dois eclipses lunares deste ano, mas o único visível para os brasileiros. O outro ocorrerá em dezembro. Além destes, teremos ainda dois eclipses solares, um no próximo dia 1º de julho e outro no dia 25 de novembro.
O próximo eclipse lunar que poderá ser visto no Brasil por completo está previsto apenas para setembro de 2015.


Como ocorre o eclipse lunar?

Quando a Lua se encontra na fase cheia, sua posição forma um ângulo de 180 graus em relação ao Sol, tendo a Terra como referência. Neste alinhamento entre o Sol,a Terra e a Lua, esta fica voltada para o lado noite do planeta Terra. A Lua gira em volta da Terra numa órbita com inclinação de 5 graus em relação a órbita do planeta Terra em volta do Sol. Quando coincide a fase da Lua cheia  com a posição da Lua cruzando o plano da órbita terrestre, teremos um ECLIPSE LUNAR. É neste momento que a Lua entra na sombra (umbra) do planeta Terra e, como a Lua não tem luz própria, sua imagem escurece. A figura a seguir ilustra este fenômeno.

Durante um Eclipse Solar, a umbra da Lua na Terra tem sempre menos que 270 km de largura. Como a sombra se move a pelo menos 34 Km/min para Leste, devido a órbita da Lua em torno da Terra, o máximo de um eclipse dura no máximo 7 1/2 minutos.
Portanto um eclipse solar total só é visivel, se o clima permitir, em uma estreita faixa sobre a terra, chamada de caminho do Eclipse. Em uma região de aproximadamente 3.000km de cada lado do caminho do eclipse, ocorre um eclipse parcial.




quarta-feira, 15 de junho de 2011

BRASIL ASSISTIRÁ HOJE A UM ECLIPSE LUNAR

 A maioria dos brasileiros verá a Lua nascer eclipsada hoje. O fenômeno ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, com nosso planeta no meio. As regiões que poderão observar o eclipse do início ao fim estão na África, no Oriente Médio, na Ásia e na Oceania. A América do Norte não conseguirá ver o fenômeno. Os europeus, assim como os brasileiros, só verão o fim.
 Na capital paulista, a Lua nascerá - coberta pela sombra da Terra - às 17h25. Dois minutos depois, o Sol vai se pôr. Portanto, o satélite estará escuro, mas o crepúsculo ainda iluminará o céu por alguns minutos. "O grande desafio para os observadores será notar que a Lua já está lá. Ela vai estar bem apagada", avisa Paulo Sérgio Bretones, astrônomo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A observação do fenômeno poderá ser feita com binóculos, lunetas e telescópios amadores.
 Este é um dos dois eclipses lunares deste ano, mas o único que será visível para os brasileiros. O outro ocorrerá em dezembro. Além destes, teremos ainda dois eclipses solares, um em 1º de julho e outro em 25 de novembro. O próximo eclipse lunar que poderá ser visto no Brasil por completo está previsto apenas para setembro de 2015. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

http://www.dgabc.com.br/News/5893094/brasil-assistira-hoje-a-eclipse-lunar.aspx

terça-feira, 14 de junho de 2011

AULA SHOW DO JOSÉ NARCISO


Aconteceu nesta terça-feira dia 14/06, no Auditório Germayron Brito a Aula Show da Unidade Escolar José Narciso para o Ensino Médio, onde teve um bom número de participantes. No primeiro Momento a Professora Tarciana Sena comandou o show com as dicas de Redação e em um segundo momento foi a fez da Drª Ana Laysa Rodrigues com um momento motivacional, explicitando o quanto a ansiedade pode interferir no momento de fazer o vestibular.



A HISTÓRIA DE AMOR MAIS CANTADA DO BRASIL AGORA VIRA FILME