quinta-feira, 19 de abril de 2012

ATIVIDADE PARA A 6ª SÉRIE


1. Um país “A” tem uma população de 150.000 habitantes e área territorial de 3.000 km2. Qual é a densidade demográfica desse país?


2.   Quando falamos de população absoluta, estamos nos referindo a país....................?


3.  Quando nos referimos a população relativa, estamos nos referindo a país.......................?


4. Cite as taxas que interferem no crescimento populacional.


5. Correspondem há quantos anos em média as pessoas poderão viver se forem mantidas as mesmas condições de vida do momento em que a previsão foi realizada. Este texto faz referencia?


 6. Como é calculada a taxa de crescimento natural?


 7. Explique quando é que o gráfico da pirâmide etária é da maioria de jovens e adultos?


8. Cite as três raças que deram origem a população brasileira.


 9. No Brasil existem quantas terras tituladas quilombolas?


10. Com os imigrantes herdamos alguns costumes. Cite alguns.

11. Diferencie Emigrante e Imigrante.


12. Defina migração temporária e pendular.


13. Defina êxodo rural.

  
14. Defina PEA e que faixa etária está compreendida?


15.  O desemprego é um dos principais problemas enfrentados pela população brasileira e depende de dois fatores. Cite-os.





quarta-feira, 18 de abril de 2012

ATIVIDADE PARA A 7ª SÉRIE

1.    Apartir da segunda metade do século XX, as empresas comerciais, industriais e prestadoras de serviços, começaram a instalar filiais em vários países, num processo que ficou conhecido como MUNDIALIZAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO ou GLOBALIZAÇÃO. Qual foi a mola propulsora desse fenômeno?

2.    Cite exemplos de produtos globalizados.

3.    Milhares de pessoas de todo o planeta alimentam-se nas mesmas redes de restaurantes, bebem os mesmos refrigerantes, ouvem as mesmas músicas e assistem aos mesmos filmes. Qual a referência do texto? 

4.    O centro de poder e da economia global é composta por 8 países, o chamado G8. Cite os países que compõem esse grupo.

5.    Uma das principais conseqüências da globalização é o desemprego. Defina o desemprego do tipo CONJUNTURAL e ESTRUTURAL.
 
6.    A expansão e consolidação das transnacionais ocorreram principalmente após a Segunda Guerra Mundial, quando essas empresas que geralmente atuavam nos países desenvolvidos passaram a se instalar e investir nos países subdesenvolvidos. Por quê? 

7.        Uma das características atuais do processo de transnacionalização das empresas é a concorrência e, ao mesmo tempo, a cooperação entre elas. Mediante este esclarecimento defina: Trustes, Holdings e Cartéis. 

8.    O fenômeno da globalização traz muitos benefícios, através das comunicações mais rápidas, mas também traz grandes desvantagens como o desemprego e a globalização do tráfico de drogas como a maconha e o crack. Por que o tráfico se beneficia da globalização? Apresente sua opinião.


9.    Quais as entidades financeira que estão a disposição para emprestar dinheiro aos países com dificuldades econômicas?

10.  Cite as principais características dos blocos econômicos. 


11.  Qual o mais antigo e bem sucedido bloco econômico do país? 

12. Cite o bloco econômico mais importante da América Latina. 

terça-feira, 17 de abril de 2012

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA PARA A 8ª SÉRIE DA 2ª AVALIAÇÃO



1.    Defina:  Pág. 38

a)    Transnacional
b)    Robótica
c)    Biotecnologia

2.    Aponte os primórdios da globalização? Pág. 39

3.    A Revolução Industrial teve inicio na Inglaterra e se espalhou depois para outros países europeus e estados Unidos. Caracterize esse período. Pág. 39

4.    Além da máquina a vapor que outras inovações tecnológicas atravessaram os continentes ampliando os meios de comunicação e encurtando as distâncias? Pág. 39

5.    Qual foi a causa das duas grandes guerras mundiais? Pág. 39

6.    A corrida armamentista e a corrida espacial promovidas durante a Guerra Fria resultaram em avanços tecnológicos largamente aplicados no mundo moderno. Cite exemplos desses avanços tecnológicos? Pág. 39

7.    Apartir de 1970 teve inicio a revolução técnico-científico-informacional. Que tipo de indústria predominavam nesse período? Pág. 39

8.    Defina: Pág. 40

a)    Produtividade
b)    Sociedade de consumo

9.    Por que com a globalização teve aumento da produtividade? Pág. 40

10.  Uma das grandes desvantagens da globalização é o DESEMPREGO. Explique

11. Segundo o filósofo alemão Theodor Adorno, “a expansão da produção industrial, somada ao crescimento da produção cultural da propaganda estaria vinculada à criação de uma industrial cultural”. Qual seria a principal estratégia segundo o filósofo? Pág. 41

12. O que a indústria cultural busca por meio da propaganda? Pág. 41

13.  Com a globalização que característica é marcante no atual século XXI? Pág. 42

14. Cite os principais problemas ambientais do século XXI enfrentado por milhões de pessoas no planeta. Pág. 42

15.   Como o uso de pesticidas e fertilizantes, assim como o despejo de esgotos domésticos e industriais sem tratamento afeta a diminuição de água potável no planeta? Pág. 42


16. Explique como acontece o aquecimento global. Pág. 43

17. Como se origina os “gases estufa”? Pág. 43

18. Quais as conseqüências do aquecimento global? Pág. 44

19. Cite conferências mundiais realizadas para tratarem a questão do meio ambiente. Pág. 44

20. O que foi o Protocolo de Kyoto? Pág. 45

21. Qual o principal objetivo da criação dos blocos econômicos? Pág. 48

22. Cite as principais organizações econômicas regionais até 2009. Pág. 48

23. Defina: Pág. 49

a)    Plebiscito
b)    Xenofobia

24. Cite as características dos direitos humanos. Pág. 50

25. O conjunto de direitos humanos não foi criado de uma única vez, mas em diferentes momentos. Cite-os. Pág. 51

26.  Que valores é condição fundamental para a construção da democracia? Pág. 51

27. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945 representantes de 50 países reunidos na cidade de  San Francisco, nos Estados Unidos, redigiram a “Carta das Nações Unidas” que deu origem a ONU. Qual o principal objetivo da ONU? Pág. 52

28. Onde fica a sede da ONU? Pág. 52

29. Qual foi uma das primeiras conquista da ONU? Pág. 52

30. Cite os principais órgãos e agências da ONU. Pág. 53

domingo, 8 de abril de 2012

GLOBALIZAÇÃO



INTRODUÇÃO

Globalização é como um prisma que reflete várias realidades complexas. Intensifica múltiplas conexões entre governos e sociedades, entre público e privado, entre mercado e cultura, conformando o sistema mundial. Aumenta o grau de interdependência da produção, das finanças e dos serviços, na veloz propagação das redes de comunicação, dos ricos e das ameaças ambientais, constituindo a dimensão planetária da vida. Parece ser a inauguração do mundo maravilhoso, mas não seria também a receita para o desastre?

É bom lembrar que, se no império da globalização tudo parece representar a união de todos num só mundo, isso não significa que vivemos todos harmonicamente integrados, com respeito e entendimento humano, como se a felicidade tivesse batido a nossa porta. 

SURGE UM NOVO MUNDO

Com as idéias de um só mundo, a globalização vem com tremendo impacto em nosso dia-a-dia, a palavra globalização produz, como mágica, uma sensação estranha de que, estamos vivendo todo conectado. Estados, sociedades, pessoas, culturas, mercados, meios de transportes, de comunicação e de informação. E assim a globalização vem tornando seus rumos e trazendo mudanças na tecnologia, na economia, na política, na cultura e também na área logística.

Com isso a globalização significa a remoção das fronteiras e, portanto representa uma ameaça para aquele Estado-Nação que vigia quase sempre suas fronteiras. 

Mais que tudo a globalização expressa formas de vida, valores, opniões, pensamentos, idéias, teorias, ideologias sobre o que chamaríamos, simplesmente de política Global da Globalização. 

Mediante a isso os dados e fatos de um fenômeno de amplitude inigualável, como faces de um prisma que reflete várias realidades complexas. Também alimenta dilemas inacreditáveis. 

O atual processo da globalização é o núcleo central de nosso tempo, a força de aglutinar, difunde e integra todas as demais características. 

A globalização também estimula a autonomia dos antes estatais locais, as cidades, municípios, estados ou províncias – em relação ao governo central. Com novas possibilidades comunicacionais, os governos locais estão atuando cada vez mas no cenário internacional, por conta própria, e isso vem dar menos poder central para um país e mais poder para o estado. 

GLOBALIZAÇÃO E SOBERANIA NACIONAL

A globalização também vem trazendo consigo inúmeras organizações intergovernamentais de cooperação e de integração, tanto no âmbito mundial, como por exemplo a (OEA) União Européia e a liga Árabe, e sub-regional, como o Mercosul e o Nafta. Em todas elas, mas em diferentes graus, os Estados membros cedem parte de sua soberania nacional a fim de estabelecer e aplicar políticas comuns. E com isso há menos poder nacional e mais poder supranacional. 

As fronteiras nacionais começam a sofrer um processo devido a interdependência sentida e experimentada cada vez mais pelos Estados. E com isso está havendo um período de transição complexas, cuja marca é esta: globalização x soberania nacional. 

E como a globalização entra sem pedir passagem ou seja, ignora as fronteiras nacionais desreispeitando os limites do Estado, quem perde com isso com certeza é o Estado, pois ele perde o papel de ser o único, exclusivo, impenetrável, guardião de um conjunto de patrimônios. 

O Estado está num beco sem saída, se estás aberto a globalização, perde poder; se que se fechar, se for possível esta hipótese, perde também porque se desconecta ou pode ser desconectado do sistema-mundo. 

E quem ganha? Na verdade a globalização beneficia atores privados, as empresas transnacionais, as ONG e a sociedade civil de um modo geral. São estes os principais atores da globalização e que, vão ganhando espaços que antes o Estado monopolizava ou queria monopolizar. 

Perdas e ganhos na era da globalização, podem ser avaliados como um jogo de soma de zero. O tanto de perdas de soberania nacional equivale ao tanto de ganhos obtidos pelos atores privados e pala nova dimensão de valores compartilhados. E assim a nação de jogo de soma de zero, implica que sempre haverá um ganhador e um perdedor. Não admite que ambos saiam ganhando. 

AMPLIANDO OS DIREITOS HUMANOS
Na globalização também nós vemos a ampliação dos direitos humanos através de três gerações. 

A primeira geração destaca os direitos civis e políticos e vem ligado ao surgimento e desenvolvimento da democracia liberal. A Segunda geração destaca os direitos econômicos, sociais e culturais e vem ligado aos movimentos trabalhistas, social-democrata, e ao Estado de bem-estar. Já a terceira geração vem ligado a necessidade de garantir a paz no planeta e a proteção de um patrimônio comum a todos os povos. 

O papel da ONU na universalização dos direitos humanos, é muito importante. Na verdade, a ONU teve e continua tendo um papel importante. 

Mas a ONU não vem trabalhando sozinha para a ampliação dos direitos humanos. Organizações regionais, como a organização dos Estados Americanos (OEA) E A União Européia (EU), também vem contribuindo para o fortalecimento e a propagação dos direitos humanos. E assim os direitos humanos deparam-se com novos desafios da globalização, como as questões, humanitárias, ambientais e os benefícios e riscos gerados pelas novas tecnologias.

PÁSCOA...



É ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
É ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao amor e à vida,
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço,
É uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós,
Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho.
É vermos que hoje... somos melhores do que fomos ontem. 

FELIZ PÁSCOA!