segunda-feira, 28 de maio de 2012

INCRIÇÕES DO ENEM 2012



As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abriram na manhã desta segunda-feira, 28. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 15 de junho, exclusivamente pelo link http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/. As provas, que avaliam o desempenho dos alunos do ensino médio nacional e cujas notas são usadas para o ingresso em algumas faculdades, serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro.
Os candidatos poderão acessar o passo a passo da inscrição pelo hotsite http://www.enem.inep.gov.br/dicas.html. As orientações disponíveis indicam o que e como deve ser preenchida cada uma das telas e há também dicas voltadas para o dia do exame.
A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento, que deverá ser feito até 20 de junho por meio do boleto gerado durante a inscrição.
No primeiro dia do exame, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.
Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças nos critérios de correção da redação com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros.
No ano passado, mais de 6 milhões de alunos se inscreveram para a prova. Desde 2009, o Enem passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.
A nota da prova também é uma forma de avaliação para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

Fonte: http://estadao.br.msn.com/educacao/inscri%C3%A7%C3%B5es-para-enem-2012-j%C3%A1-est%C3%A3o-abertas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

REVISÃO DA 8ª SÉRIE - 3ª AVALIAÇÃO


1.    Mais de 75% das terras europeias são planas. Como é dividido o relevo europeu?


2.    Montanhas muitos antigas, que se situam no norte e no leste do continente, entre as quais se destacam os Montes Urais. O texto refere-se a que parte do relevo europeu?


3.    Cite outras características físicas que destacam o relevo europeu.



4.    Tomando como base os aspectos naturais, como podemos distinguir as regiões europeias quanto a seus climas e formações vegetais?



5.    A rede hidrográfica europeia é muito densa e apresenta numerosos cursos d’água. Na Europa quais os principais aproveitamentos dos cursos d’água?


6.    Quais os principais problemas ambientais da Europa?



7.    Quais os países europeus campeões em emissões de CO2?



8.    O que foi o desastre de Chernobyl?



9.    A população europeia fala uma diversidade de línguas, mas apenas algumas delas são consideradas oficiais. Dentre os países europeu quais os dois países são monolíngües?



10. Quantas línguas são faladas na Bélgica? Quais?



11.  Quais os motivos que fizeram com que cerca de 60 milhões de pessoas emigrassem da Europa, do século XIX às primeiras décadas do século xx?



12.  Cite os países que representaram mais de 80% dos emigrantes europeus.



13.  Após a segunda guerra mundial por quais motivos a Europa recebeu cerca de 30 milhões de imigrantes?


14.  Que país europeu mais recebem imigrantes ilegais?


15. Como é o desenvolvimento da agricultura na Europa?


16. Na pecuária a qual a principal criação e que forma esta praticada?


17. Quais os países europeus que abrigam os principais centros e regiões industriais tornando-os um espaço mais dinâmico?


18. O setor de serviços é responsável por mais de 50% da riqueza economica europeia. Quais os dois setores que se destacam desse setor terciário?


19.  Cite os principais pólos de atração turística europeia.


20. Quanto ao nível de desenvolvimento classifique os países como PDE (país desenvolvido elevado), PDI (país desenvolvido intermediário) ou PDF (país desenvolvido fraco).

a)    Portugal –
b)    Reino Unido –
c)    Romênia –
d)    Espanha –
e)    Albânia –
f)     França –
g)    Armênia –
h)   Alemanha –

21. Quais os principais tipos de indústrias no Reino Unido Tradicional e Modernos?


22. A Itália foi um dos primeiros países do mediterrâneo a alcançar um importante desenvolvimento industrial, mas não conseguiu isso de maneira homogênea. Cite as três regiões econômicas da Itália.


23. A CEE (Comunidade Econômica Europeia), em 1992 passou a se chamar União Europeia e fixou critério para incorporação da futura moeda única, o euro, dos 15 países-membros da UE apenas 3 não adotaram o euro. Quais foram esses países?


24. Em 2004 a UE incorporou mais 10 países novos. Para ingressar na UE, os países candidatos precisavam atender três condições básicas. Quais eram essas condições?


25. Cite as duas prioridades das políticas sociais da União Europeia.


26. Quais as instituições da UE?


27. Quais eram políticas comuns na UE deste o Tratado de Roma em 1957?


REVISÃO DA 7ª SÉRIE - 3ª AVALIAÇÃO


1.    Como são chamados as três porções do continente americano?


2.    O continente americano foi colonizado pelos europeus ora pacificamente ora de forma violenta. Inicialmente estas terras começaram a ser povoadas por pessoas provenientes de que países?


3.    Quantos países fazem parte da América?


4.    Quais os critérios de regionalização da América?


5.    Porção de terra representada por 55% do continente é formada por uma possessão européia. O texto refere-se que Parte da América?


6.    Porção de terra representada por 43% do continente e tem terras nos dois hemisférios. O texto refere-se que parte da América?


7.    Porção de terra representada por 2% do continente é constituída por uma parte continental e outra parte insular. O texto refere-se que parte da América?


8.    Como sobrevivia a maioria dos povos nativos da América?


9.    As civilizações Inca, Maias e Astecas, diferenciavam-se por apresentar organização social complexa, economia baseada na agricultura com comércio bem estruturado. Que outros conhecimentos essas civilizações dominavam?


10. Apartir do século XVI, que potências européias direcionaram suas conquistas territoriais para América com o objetivo de extrair recursos naturais?


11.  Se usarmos somente o critério histórico, cultural e socioeconômico para a regionalização da América que classificação teríamos?


12. Que tipo de colonização prevaleceu na América Latina? Quais suas principais características?


13.  Que tipo de colonização prevaleceu na América Anglo-Saxônica e quais suas principais características?



14.  Que riquezas despertaram a cobiça dos europeus nas terras descobertas, segundo o texto “A conquista”?


15.  Por que os povos nativos não conseguiram resistir aos europeus?


16. O relevo americano se destaca pela formação de 4 tipos de grandes formas que se distinguem uma da outra pela altitude. Cite-as.


17. A maioria dos rios americanos nascem nas áreas montanhosas e desembocam no litoral atlântico, podendo serem agrupados em quatro vertentes. Cite-os.


18.  O rio Mackenzie, no Canadá pertence a qual vertente hidrográfica?


19.  Os rios Mississipi, Ohio, Arkansas e Missouri, pertencem a qual vertente hidrográfica?


20.  Os rios Yukon, Colorado, São João, Rimac e o Bio-Bio, pertencem a qual vertente hidrográfica da América?


21.  Os rios São Lourenço, Orinoco, Amazonas, pertencem a qual vertente hidrográfica?


22.  Cite os fatores que influenciam os climas na América?


23.  Quais os tipos climáticos predominantes no norte do continente americano?


24. Quais os tipos climáticos do continente americano?


25. Cite os tipos de vegetação do continente americano.




REVISÃO DO 7º ANO (6ª SÉRIE) - 3ª AVALIAÇÃO


1.    Que condições favoráveis a cafeicultura proporcionou aos barões do café empresários e banqueiros?



2.    Qual principal fonte de riqueza do Brasil no século XIX?


3.    Que desenvolvimento propiciou a instalação de fábricas nas primeiras décadas da industrialização em São Paulo?


4.    Cite as características da industrialização brasileira.


5.    Característica da industrialização brasileira que ocorreu cerca de duzentos anos após a Revolução industrial iniciada na Inglaterra, no final do século XVIII?


6.    Que vantagens os governos estaduais e municipais estão oferecendo as indústrias para atrair as instalações das mesmas?


7.    O ano de 1950 foi importante para o mundo, mas também muito importante para o Brasil, como por exemplo a implantação da industria automobilística, que outro fato aconteceu nesta mesma época que foi importante para o Brasil?


8.    Defina economia agroexportadora.


9.    Segundo o texto “Do café nasce a indústria” quando ocorreu a consolidação da industrialização brasileira?

10. Em que região a industrialização foi mais evidente?


11. Que infraestrutura havia no Sudeste em função da cafeicultura?


12. O que favoreceu a concentração populacional nas cidades?


13. Segundo o critério de atração e influência que as cidades exercem sobre determinadas áreas como ficou a classificação da rede urbana segundo o IBGE?


14. Defina CONURBAÇÃO.



15. Em 1974, foi criada a legislação das área metropolitanas. Cite exemplos dessas áreas.


16. Cite alguns problemas sociais das áreas urbanas.


17. Por que os espaços públicos estão perdendo a sua função?


18. Quais os principais problemas ambientais encontrados nas zonas urbanas das cidades? 


19. Quais os problemas causados pela concentração de poluentes nas zonas urbanas das cidades? 



20. Um grande problema ambiental nas cidades é a poluição das águas causada pelo lançamento de rejeitos nos rios pelas indústrias e residências. E na sua cidade como é a poluição das águas?

FESTA JUNINA

Anote ai é dia 23/06 na AABB, o Arraial da Alegria. Participe desse arrapé.