segunda-feira, 30 de julho de 2012

Quadra de esportes da U.E. José Narciso será inaugurada em agosto

secretário de estado da Educação, Átila Lira, entregará em agosto próximo a nova quadra esportiva da Unidade Escolar José Narciso, em Piripiri. Até 2014 serão construídas 100 novas quadras, o que será o dobro a estrutura atual.

quadranarciso1

A premiada escola de Piripiri tem um dos melhores IDEB´s (Índices de Desenvolvimento da Educação Básica) do Piauí. Com 50 anos de história a mesma ganha um presente a muito esperado por toda a comunidade escolar. Uma quadra de esportes, oficial, novinha.
Para a diretora da unidade, Inez Araújo, a obra fortalecerá o vínculo escola-comunidade com os grandes eventos passando a acontecer dentro da mesma. “Essa quadra atenderá, além do José Narciso, as unidades escolares Desembargador José de Arimateia Tito, Padre Freitas e Júlio César, numa clientela de mais de 1500 alunos que contam também com importantes programas, como o Mais Educação e o Ensino Médio Inovador”, ressalta a diretora.
Para o secretário da Educação, Átila Lira, a reestruturação das escolas faz parte das prioridades da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí. “Buscamos parcerias públicas e privadas para incrementar as políticas públicas desenvolvidas, não só livrando o adolescente da droga e marginalidade, mas investindo no seu desenvolvimento como um todo para que possa ter um futuro promissor”, pontua.
Lira afirma ainda que a Seduc concentrará seus esforços para aperfeiçoar o esporte educacional de sua rede. Até 2014 serão construídas 100 quadras esportivas em todo o Piauí, mais que dobrando a estrutura atual. Só agora são 40 quadras em construção.
"Também será prioridade nossa a preparação dos professores da rede para aproveitem da melhor forma possível a estrutura que está sendo construída," conclui o Secretário.
Autor: Hélder Rocha.

I Prêmio Acalpi de Cultura

Menção Honrosa: Dionnéia Marta Melo Ferreira, com o texto "Nelson, o velho líder", orientado pela professora Tarciana Sena, da Unidade Escolar José Narciso da Rocha Filho.
Veja o Texto e as fotos abaixo:


I Prêmio Acalpi de Cultura:
“ A participação política e administrativa de Nelson Coelho de Resende na historia de Piripiri.”
Nelson, O Velho Líder
Carla Nogueira
Em uma Vilazinha, em local geograficamente acidentado, no norte do Piauí, onde crescia verde o capim Peripery. Que tinha um povo trabalhador e hospitaleiro que sofria com as constantes secas, e em sua maioria, morava em casas de taipa cobertas com palha, onde o que os mantinha vivos era a fé no “Criador”. E foi nesse cenário que nasceu a figura de Nelson Coelho de Resende, em 1881.
Era filho do Cel. Antonio Coelho de Resende, comerciante e político famoso na região, alem de chefe do Partido Conservador de Peripery, com Filomena Rosa de Melo. Teve uma infância tranquila ao lado dos irmãos, correndo de pés descalços nas ruas de terra, banhando em algumas cheias do Anajás e comendo as  frutas de época direto do pomar. Quando tinha entre oito e nove anos, chegou a vila, a ordem para adesão a República, seu pai foi nomeado para compor o Conselho de Intendência até 1892, quando foi eleito para o cargo de Intendente, no período de 1892/1896. Começava ai a florescer, em Nelson, o embrião da política, herdado do pai.
Com o passar dos anos, através de sua perseverança e trabalho árduo o rapaz torna–se comerciante e mais tarde Coronel do Exercito. Apaixona-se por uma jovem formosa e graciosa, Carlota Amélia de Resende, com quem constrói uma relação de afeto, confiança e companheirismo, e como fruto dessa união nasce Adauto Coelho de Resende.
 No dia 04 de julho de 1910, uma das maiores alegrias, não só para ele mas para toda a população, a vila Peripery é elevada a categoria de cidade, segundo a Lei n° 570, promulgada pelo governador do Estado, Antonio Freire da Silva. Via-se os homens nos botecos comentando, entre um gole e outro de cachaça sobre o ocorrido, as mulheres que não entendiam muito sobre política, ficavam nas frentes das casas comentando sobre o que seus maridos lhe falavam, e os meninos ficavam brincando sem nem saber o que estava acontecendo, só sabiam que era algo muito bom.
 A famosa seca de 1915 atinge o nordeste brasileiro, não havia lugar com água em abundancia como hoje é o caso do Caldeirão, a aridez era tamanha que via se crianças e velhos morrendo, plantações e criações sucumbindo por toda parte, as pessoas viviam em condições desumanas, famintos não só de comida, mas também de educação, pobres, maltratados pelo destino. Seu irmão Domingos Coelho de Melo Resende é eleito Intendente do município em 1925/28, fazendo com que suas pretensões políticas aumentassem. Em 1929 os chefes do executivo passam a ser chamados de prefeito e vice-prefeito.
Nelson passa por uma perda inestimável. Cel. Antônio Coelho de Resende, seu pai, mais que isso, era seu alicerce, quem lhe deu a mão nos momentos mais difíceis, quem o fez ser o que era, falece em 1928, aos 83 anos. Consolado por sua esposa e filho ele segue em frente. E dois anos depois da morte de seu pai, após a queda de Washington Luis Pereira de Souza que até então era o Presidente da Republica, Getúlio Vargas assume a presidência colocando membros ou pessoas ligadas ao exercito como governantes, ou que eram a favor da política do Estado Novo, que defendia um estado forte e centralizado. Essa foi a primeira vez que o Coronel foi nomeado para a prefeitura de Piripiri.
 Em 1932, o flagelo seca novamente devasta Peripery, a aridez traz perdas não só materiais mas também humanas, e em maiores proporções que as causadas em  1915. Permanece na prefeitura até 1934 e em 1935 é eleito deputado estadual, comunica ao governador a construção do açude Caldeirão, a primeira obra importante do Instituto Federal de Obras Contra a Seca (IFOCS), mais tarde chamado de Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), para a Cidade, que novamente trouxe esperança de uma vida melhor, sem que o fantasma da seca pudesse amedrontar a população.
Junto com o amigo fraterno, Osíris Neves de Melo e outros membros da elite, compôs o PSD ( Partido Social Democrático ). Em 1937, após a implantação do Estado Novo, novamente foi nomeado prefeito para o período de 03 . 12 . 1937 a 21 . 11 . 1945. Mesmo licenciando-se no período de 25 de junho a 10 julho de 1938, realizou feitos muito importantes, que assim como o governo Vargas, que foi marcado por avanços nas políticas sociais e econômicas, dentre as quais podemos destacar as inaugurações a subagência do Banco do Brasil e do grupo escolar Cassiana Rocha, com a ajuda financeira do Cel. Jose Narciso da Rocha Filho, outras obras que também merecem destaque são elas, as inaugurações do Cemitério São Francisco, do calçamento da Rua João de Freitas e deum obelisco marcando o local onde estava a Primeira Capela de N.S do Rosário e o tumulo de Pe. Freitas, alem de instalar a biblioteca popular no edifício da prefeitura, numa luta para trazer progresso e evolução, batalha ardorosa, e por vezes quixotesca, levando a toda população a luz do conhecimento. Ainda neste mandato em 22 de novembro de 1938 foi criada a comarca de Peripery. E após uma resolução do IBGE, a cidade passou a ser chamada de Piripiri.
João Coelho Resende, homem arbitrário, fazendeiro temido na região, outro irmãos do Personagem, torna-se um de seus oponentes ferrenhos, que foi nomeado para prefeitura (05.05.19947 – 15.01.1948), e desde então houve um constante período de conflitos entre os partidos POU (Partido da Oposição Udenista), que João era um dos principais lideres e o PSD, tirando o fato de não serem gêmeos pode-se associar os irmãos aos personagens machadianos, Esaú e Jacó, que estavam em constante pé de guerra, que eram de personalidades contrarias.
Após receber inúmeras descomposturas, e artigos o desmoralizando, Nelson Coelho de Resende, o valente correligionário, sofreu a injustiça, nos arrancos de desaforos que o maltratavam impiedosamente, abrindo feridas profundas na alma e levando-o a um mal irremediável em 1959, sua morte, deixando um enorme vazio nos corações dos familiares e do povo que vivia na “Cidade dos Quatro Is”. No entanto, aquele que se alimenta de sonhos e os distribui generosamente nunca morrem, pois fica viva a chama dos feitos nos ecos da historia.
 




 

sexta-feira, 13 de julho de 2012

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES DE RECUPERAÇÃO


DATAS
ENSINO FUNDAMENTAL
ENSINO MÉDIO
16/07
às 07h
GEOGRAFIA – 5ª, 6ª e 7ª Séries

 
FÍSICA                   8ª Série
GEOGRAFIA          8ª Série
BIOLOGIA
HISTÓRIA
FILOSOFIA (1º Ano)
SOCIOLOGIA (2º Ano)
7/07
às 07h
LÍNGUA PORTUGUESA
QUÍMICA
GEOGRAFIA
GEO REGIONAL (2º Ano)
HIST. DO PIAUÍ (3º Ano)
18/07
às 07h
ARTE
HISTORIA
FÍSICA
ED. FÍSICA
LITERATURA
19/07
às 07h
ESPANHOL
MATEMÁTICA
ESPANHOL
MATEMÁTICA
INFORMÁTICA (1º Ano)
20/07
às 07h
CIÊNCIAS      5º, 6ª e 7ª Séries
INGLÊS          5º, 6ª e 7ª Séries

 
QUÍMICA        8ª Série
INGLÊS            8ª Série
GRAMÁTICA
INGLÊS
HIST. ARTE (2º Ano)

domingo, 8 de julho de 2012

JOSÉ NARCISO A ESCOLA QUE MAIS APROVA NOS VESTIBULARES


ALUNOS APROVADOS NA FATECI

Parabéns a toda as alunas da Escola José Narciso que foram aprovadas no vestibular da FATECI.
 
Veja a lista dos Aprovados abaixo:


          COLOCAÇÃO
NOME
CURSO
Hédina Rodrigues de Sousa
Psicologia
Lara Gabrielly Figuerêdo Lima
Radiologia
Ana Vitória Santos de Souza
Psicologia
Maria dos Remédios da Silva Cerqueira
Radiologia
11º
Juliana de Oliveira Santos Silva
Radiologia
13º
Sara da Silva Oliveira
Psicologia
21º
Sabrina Andrade Garutti
Psicologia
24º
Luciana de Sousa Alves Ferreira
Psicologia

quarta-feira, 4 de julho de 2012

PIRIPIRI 102 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA



Sua origem vem das terras encravadas em um local denominado “Botica”, concedida a Antônio Fernandes Macedo em 20 de janeiro de 1777.

A sua fundação remota-se a uma data desconhecida do ano de 1844, quando o seu proprietário, o Padre Domingos de Freitas e Silva, vindo buscar refugio após ter lutado pela independência do Piauí construiu uma casa em um local denominado Anajás, e depois, ao lado, uma capela dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, que é a atual padroeira da cidade. Ali o padre passou a viver com sua família da agricultura e da criação de gado.

Essas duas foram às únicas construções de Piripiri até 1855, quando o Padre Domingos de Freitas e Silva resolveu dividir as terras de sua propriedade em pequenos lotes, oferecendo-as a quem quisesse morar ali. Pouco tempo depois começaram a chegar muitas famílias. Primeiro vieram os Medeiros e instalaram-se. Depois os Melos, afastados por glebas, os Regos, os Resende e outras mais.

Em 1857 Piripiri com seus habitantes começava a ter o aspecto de uma pequena vila, e com isso o Padre Domingos de Freitas e Silva abriu uma pequena escola. Nessa escola ele mesmo deu aula de primeiras letras e latim durante muito tempo.

No ano de 1860, o Padre Freitas doou a capela dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, 300 braças quadradas de terras que demarcou judicialmente.

No dia 16 de agosto de 1870, o distrito de Piripiri é elevado à categoria de freguesia com seus limites traçados e anexado ao município de Piracuruca.

Já em 16 de junho de 1874, Piripiri foi elevada à vila, ainda anexada a Piracuruca.

Em 1908 o Padre Antônio Bezerra de Menezes fundou o Instituto Arcoverde, um educandário que prestou elevantes serviços a Piripiri. Colaboraram Dr. José de Arimatéia Tito e João de Freitas Filho.

Em 1910 foi inaugurado o Palacete do Conselho da Vila, prédio que foi construído em 1909.

No dia 4 de julho de 1910 a vila de Piripiri foi finalmente elevada à categoria de cidade.

A grafia primitiva era Peripery. Em 21 de novembro de 1944 uma resolução de IBGE passou a chamar a cidade de Piripiri.

Duas personalidades merecem destaque pelas contribuições que proporcionaram à cidade, ao Estado e à Nação. A primeira foi o Embaixador Expedito de Freitas Rezende. Homem culto e que serviu ao País nas Embaixadas da Argentina, Paraguai, Chile e Vaticano, onde veio a falecer. Sua maior contribuição para o País foi a negociação do Tratado da Itaipu Binacional, empreendimento que até hoje representa 19% de toda a energia consumida pela Nação. A Segunda, não menos importante, foi o Professor Omar de Andrade Rezende. Educador reconhecido Regionalmente, pioneiro na implantação do antigo Ginásio em Piripiri, e que teve como maior mérito, abdicar do direito de mantê-lo como instituição privada, estadualizando-a, a fim de que todos os Piripirienses que tivesem mérito pudessem cursá-la e a atualmente é uma escola destaque no Estado: Unidade Escolar José Narciso da Rocha Filho.

Nesse 04 de Julho de 2012, em cerimônia rápida em frente a sede do Poder Executivo, na Praça da Bandeira aconteceu o hasteamento das bandeiras, Brasil, Piauí e Piripiri, onde estavam presentes autoridades do Legislativo, Executivo, escolas municipais, a Policia Militar e o 2º PI Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro.

PARABÉNS PIRIPIRI PELOS SEUS 102 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA.