sexta-feira, 28 de junho de 2013

QUESTÕES SOBRE BIOMAS BRASILEIRO

A T I V I D A D E



1. (Ufrj) Análises realizadas por organismos internacionais confirmam que os biomas brasileiros estão extremamente ameaçados. Em primeiro lugar nesse triste cenário destaca-se a Mata Atlântica, da qual restam apenas 8% da cobertura vegetal original. A seguir, vem o Cerrado, cuja superfície está reduzida a cerca de 15% e, sucessivamente, a Caatinga, os Manguezais, os Campos e, por fim, a Floresta Amazônica.
Não é sem razão que a Mata Atlântica e o Cerrado figuram como das mais ameaçadas entre as vinte e cinco eco-regiões de maior biodiversidade do planeta.
Deve-se considerar, ainda, que o processo de devastação da Mata Atlântica iniciou-se há quatro séculos enquanto o do Cerrado vem ocorrendo há apenas quatro décadas.

a) Apresente uma diferença climato-botânica existente entre a Mata Atlântica e o Cerrado.



b) Apresente duas razões geoeconômicas para o ritmo acelerado de devastação do Cerrado.




2. (Uece) Sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros é correto afirmar que:

a) o domínio dos mares de morros, no Brasil setentrional, é submetido às influências de clima subtropical.
b) o domínio dos cerrados recobre áreas do embasamento cristalino sob influência de climas tropicais de altitude.
c) o domínio das caatingas recobre os sertões semi-áridos e ocorre como enclave na Amazônia e no planalto meridional.
d) o domínio das araucárias é típico dos planaltos subtropicais com invernos mais rigorosos.




3. (Pucpr) Leia o texto e confira a ilustração a seguir:

 
"Na Serra do Mar, nas áreas de influência da poluição que é produzida pelas chaminés do complexo industrial de Cubatão, está ocorrendo um fenômeno muito grave: a morte da Mata Atlântica que a recobre. Nota-se que morrem principalmente as árvores de grande porte, que possuem maior superfície de folhas expostas à ação da atmosfera contaminada. Análises químicas demonstram que um dos mais importantes tóxicos causadores dessas mortes são os fluoretos que, em forma de poeira, se desprendem das rochas fosfáticas durante o processo industrial de trituração para a fabricação de fertilizantes. Verdadeiro paradoxo: a produção de fertilizantes é que, em última análise, está causando a morte da vegetação natural!"
            (MURGEL BRANCO, Samuel. "O meio ambiente em debate". 2. ed. São Paulo: Moderna, 1997.)

Em relação à morte de parte da vegetação da Mata Atlântica na região de Cubatão, na Baixada Santista, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A região é afetada pelas massas de ar que vêm do Atlântico, causando chuvas que, enriquecidas pelos componentes tóxicos, disseminam a morte dos vegetais.
b) A vegetação é degradada pela extração de minérios nas partes mais elevadas da Serra do Mar.
c) A própria neblina gerada pela evapotranspiração da mata concentra a toxicidade junto à encosta da Serra do Mar.
d) A concentração de indústrias químicas na região de Cubatão contribui para o referido problema ambiental.
e) A fragilidade de um ecossistema situado em ambiente de acidentadas encostas e de solos pouco profundos torna o ambiente mais suscetível a esse problema.



4. (Uff) A Mata das Araucárias cobria, nas primeiras décadas do século XX, quase todo o território dos estados do Paraná e de Santa Catarina, além de boa parte do estado do Rio Grande do Sul. Hoje, essa vegetação original está reduzida a, apenas, 20% da sua extensão.
Identifique a opção que explica essa brutal redução.

a) A densa e veloz urbanização regional que provocou o desmatamento das áreas de araucária para dar lugar aos atuais subúrbios metropolitanos.
b) O plantio extensivo de eucaliptos que, por possuir maior valor econômico, passou a concorrer com a araucária pelo uso do solo regional.
c) As mudanças climáticas sucessivas que alteraram o ecossistema regional e reduziram as condições naturais de florescimento da araucária.
d) O desmatamento provocado pela exploração em grande escala do pinheiro-brasileiro e a expansão territorial da agricultura comercial.
e) A migração do litoral para o interior da Região Sul, promovendo uma ocupação desordenada das terras e difundindo o uso da queimada na agricultura.



5. (Ufmg) Observe o mapa a seguir:
BRASIL: RETRAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA VEGETAÇÃO NATIVA.
 


Fonte: IBGE. (1992) ATLAS NACIONAL DO BRASIL. 2 Ed. (adaptado)

Com base na análise e interpretação do mapa, pode-se afirmar que todas as alternativas estão corretas, EXCETO

a) A caatinga, por sua natureza hostil ao homem, permaneceu com sua área quase intacta de 1950 até o final da década passada.
b) A floresta equatorial, em valores relativos, teve sua área de ocorrência pouco reduzida.
c) A Mata Atlântica está reduzida a algumas pequenas manchas nas vertentes das serras e do planalto oriental.
d) As áreas dos campos naturais da Campanha Gaúcha e de Roraima foram pouco reduzidas no processo de devastação.
e) O cerrado, entre os grandes ecossistemas, vem sendo o mais afetado pelo processo de substituição da vegetação nas últimas décadas.

 
 6. (Fgv) Esse importante bioma tem passado por transformações lentas, mas significativas, nas últimas décadas. A caça ilegal, a pesca predatória, o turismo e a expansão urbana têm acelerado estas transformações. A ocupação desordenada das regiões mais altas, onde nasce a maioria dos rios, é o risco mais grave. A agricultura indiscriminada está provocando a erosão do solo, além de contaminá-lo com o uso excessivo de agrotóxicos. O resultado da destruição do solo é o assoreamento dos rios (...).

            (Fonte. Adaptado dem http://www.wwf.org.br)

Os problemas descritos referem-se ao domínio:

a) da Mata Atlântica.
b) da Caatinga.
c) dos Campos.
d) da Floresta Amazônica.
e) do Pantanal.


7. (Mackenzie) O Pantanal vai tornar-se Patrimônio Natural da Humanidade. O título será atribuído pela UNESCO (...)
            ("O Estado de São Paulo" - 16/08/2000)

Sobre o assunto, considere as afirmações:

I - O Pantanal cobre parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de trechos da Bolívia e Paraguai.
II - Trata-se da maior planície alagada do planeta e possui um dos mais importantes ecossistemas do mundo.
III - A área, de origem geológica muito antiga, alterna períodos secos (no verão) e alagados (no inverno) devidos às cheias do Rio Paraguai, fator responsável pela diversidade do ecossistema.
IV - Segundo ambientalistas, apesar do recente desenvolvimento econômico da região Centro-Oeste, o Pantanal não corre sérios riscos de degradação, fato que motivou a atribuição do título.

São verdadeiras:
a) apenas I, II e III
b) apenas I, II e IV
c) apenas I e II
d) apenas III e IV
e) I, II, III e IV

8. (Pucmg) "É um dos maiores ecossistemas do mundo; vem sofrendo intensa ação antrópica, com prejuízos ambientais irreversíveis, através dos garimpos, que contaminam a flora e a fauna, e das imensas áreas de pastagens, principal atividade econômica local."

A região a que se refere o texto é:
a) Cerrado
b) Pantanal Mato-grossense
c) Mata Atlântica
d) Floresta Amazônica
e) Campos 



9. (Pucpr) Sobre a questão ambiental brasileira é correto afirmar:

a) Os desmatamentos e queimadas na floresta amazônica constituem um problema ambiental somente para a Região Norte.
b) As maiores degradações ambientais no país coincidem com as áreas de menor densidade demográfica e ligadas à economia informal.
c) O tombamento e a criação de parques nacionais constituem a forma cientificamente correta para a conservação dos patrimônios ecológicos.
d) A importância da problemática ecológica ou ambiental para a vida política está se ampliando consideravelmente a cada ano, embora seja preciso que essa consciência atinja todos os segmentos da sociedade, sem distinção.
e) Como não há interligação entre todos os ecossistemas, qualquer grande problema ambiental será regional, será controlado, bastando vontade política e participação da sociedade.


10. (Pucsp) Em 1996, foi lançado, no Brasil, o livro A FERRO E FOGO - A HISTÓRIA E A DEVASTAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA BRASILEIRA, do historiador americano Warren Dean. Observe alguns pontos de vista apresentados no livro:

1 - "...a terra foi dada ao homem,... as matas caem para estender o domínio da civilização. "
                        (Theodor Peckholt - 1871)
2 - "O fogo enriquece os pais e deixa na miséria os filhos.
                        (Luiz Pereira Barreto)
3 - "Em um país de 80 milhões de habitantes talvez apenas algumas centenas compreendam realmente a fauna como um recurso patrimonial brasileiro, que merece por isso mesmo atenção. "
                        (Aldemar Coimbra Filho e Alceo Magnanini - 1968)
4 - "... dizer que um lugar 'só tem mato' é condená-lo... , era comum ouvir gente dizendo a um aluno que ele vinha do 'mato' e obter a resposta: - Não, minha terra é toda desenvolvida'. Isto queria dizer que não havia matas."
                        (Cláudio de Moura Castro)
5 - "Que venha a poluição, desde que as fábricas venham com ela... a pior forma de poluição é a pobreza."
                        (posição do governo brasileiro na Conferência de Estocolmo - 1972)

Assinale a alternativa que contém as afirmações reveladoras, em princípio, de uma postura inconveniente com as noções atuais de desenvolvimento ecologicamente sustentável.
a) 1 e 3
b) 2, 3, 4 e 5
c) 1, 2 e 5
d) 2, 3 e 5
e) 1 e 5 



11. (Uel) O termo "Domínio Morfoclimático" refere-se a lugares que possuem identidade paisagística, considerando-se as características predominantes de elementos como clima, vegetação, relevo, tipo de solo e hidrografia. Os seres humanos, dependendo do modo de produção e consumo, alteram as paisagens em diferentes níveis de intensidade.
 


Legenda
Domínios
1 - Amazônico
2 - Cerrado
3 - Mares de Morros
4 - Caatinga
5 - Araucária
6 - Pradarias
Faixas de Transição
7 - Transição não diferenciada

Com base na figura 1, e nos conhecimentos sobre os Domínios Morfoclimáticos, atividades econômicas e impactos ambientais no Brasil, é correto afirmar:
a) As terras altas e florestas subtropicais que caracterizam o Domínio Amazônico estão sofrendo intensos impactos ambientais em função do desenvolvimento da pecuária intensiva.
b) As pradarias dos planaltos subtropicais que dão identidade ao Domínio do Cerrado estão relativamente preservadas, pois essa área é inadequada à agricultura.
c) Pouco resta das florestas tropicais atlânticas que predominam no Domínio Mares de Morros, pois essa área sofre intensos impactos antrópicos.
d) As florestas galerias dos chapadões equatoriais, típicas do Domínio Caatinga, estão quase extintas devido a atividades mineradoras.


e) Grande parte das florestas equatoriais, predominantes no Domínio Araucária, está sendo destruída pelo avanço dos lagos das hidrelétricas. 



12. (Uerj) 

 
                            Folha de São Paulo, 28/06/2003)


A charge representa o processo de desmatamento que vem sendo incrementado na área da Amazônia Legal.
Esse processo de desmatamento tem como consequência:

a) aumento do assoreamento dos rios
b) intensificação da fertilidade dos solos
c) crescimento dos índices pluviométricos
d) elevação do volume d'água das nascentes

13. (Ufmg) Todas as alternativas apresentam características do Pantanal Mato-grossense, EXCETO
a) É constituído por formas de relevo antigas, erodidas e, conseqüentemente, de baixas altitudes.
b) É dominado por um clima quente com alternância de uma estação seca e outra de chuvas concentradas.
c) É drenado por rios meandrantes, lentos, responsáveis por enchentes e alimentação de numerosas baías.
d) É revestido por uma vegetação diversificada, complexa, em grande parte favorável à pecuária bovina.
e) É uma região bem individualizada e diferenciada no contexto do Centro-Oeste brasileiro.

14. (Ufscar) Acerca da importância da biodiversidade brasileira, o Secretário do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente afirmou:

"Os números da biodiversidade brasileira impressionam. Dentro dos países megadiversos, o Brasil ocupa o primeiro lugar, fruto de sua extensão territorial e posição geográfica. Estima-se que o país possua entre 15% e 20% do total de espécies de seres vivos da Terra. Apesar do gigantismo, pouco se conhece sobre a biodiversidade brasileira, pois apenas 10% das espécies conhecidas foram catalogadas."
            (Revista "Galileu", dezembro de 2002.)

Fazendo-se uma análise dos dados apresentados e dos interesses que envolvem a questão, pode-se afirmar que
a) a existência de um grande patrimônio genético ainda pouco conhecido garantirá ao Brasil uma posição econômica hegemônica entre as nações no século XXI.
b) a biodiversidade brasileira só poderá ser mantida a partir de políticas que impeçam a exploração dos recursos florestais brasileiros, especialmente na Amazônia.
c) a garantia de que a biodiversidade brasileira e mundial poderá ser explorada de forma racional depende do cumprimento do Protocolo de Kyoto, assinado em 1997.
d) a riqueza de nossa biodiversidade eleva a importância do Brasil no cenário mundial, no que se refere às questões ambientais e, também, nos aspectos econômicos.
e) o atraso da pesquisa científica, no Brasil, demonstra a necessidade de gerenciamento da biodiversidade existente por parte de países mais desenvolvidos.

15. (Unb) O artigo 225 da Constituição Federal do Brasil declara que "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, [sendo este] bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida...". Com base nas políticas ambientais do país, julgue os itens que se seguem.

(     ) A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a zona costeira são considerados patrimônio nacional, o que significa que deveriam permanecer intactos.
(     ) As florestas e as demais formas de vegetação natural localizadas ao redor de lagoas, lagos ou reservatórios de L - naturais ou artificiais -, são consideradas de preservação permanente, não podendo, em hipótese alguma, ser desmatadas, como forma de proteção contra a erosão.
(     ) Aquele que explorar recursos minerais está obrigado a recuperar o meio ambiente degradado.

16. (Unirio) O segundo maior ecossistema do Brasil está ameaçado de extinção. Segundo a organização ambientalista WWF (Fundo Mundial para a Natureza), se o ritmo de destruição continuar, até o ano 2.000 toda essa área estará ocupada pela agricultura, que atualmente apresenta como principal produto a soja.
O texto anterior se refere ao ecossistema da(o):

a) floresta latifoliada equatorial.
b) floresta latifoliada tropical úmida (Mata Atlântica).
c) mata de araucária.
d) caatinga.
e) cerrado.



G  A  B  A  R  I  T  O

1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
16.