quarta-feira, 26 de março de 2014

TRABALHOS DE GEOGRAFIA



Os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental em comemoração ao dia 22 de março - Dia Mundial da Água, fizeram em um primeiro momento uma observação de quanto tempo eles gastavam para realizar tarefas simples como banhos, escovação, lavar louças ou quais outras atividades que envolvessem o uso da água e que ao longo da semana fosse reduzindo esse tempo ao máximo que pudesse. Em 26/03 apresentaram a turma seus dados colhidos e os dados e o tempo que conseguiram reduzir.

CARTOGRAFIA
 
A representação da superfície terrestre em mapas, nunca será isenta de distorções. Nesse sentido, as projeções cartográficas são desenvolvidas para minimizarem as imperfeições dos mapas e proporcionarem maior rigor científico à cartografia.
No entanto, nenhuma das projeções evitará a totalidade das deformações, elas irão valorizar alguns aspectos da superfície representada e fazer com que essas distorções sejam conhecidas. Entre as principais projeções cartográficas estão:

- Projeção Cilíndrica: o plano da projeção é um cilindro envolvendo a esfera terrestre. Depois de realizada a projeção dos paralelos e meridianos do globo para o cilindro, este é aberto ao longo de um meridiano, tornando-se um plano sobre o qual será desenhado o mapa.
Projeção Cilíndrica

- Projeção Cônica: a superfície terrestre é representada sobre um cone imaginário envolvendo a esfera terrestre. Os paralelos formam círculos concêntricos e os meridianos são linhas retas convergentes para os polos. Nessa projeção, as distorções aumentam conforme se afasta do paralelo de contato com o cone. A projeção cônica é muito utilizada para representar partes da superfície terrestre.
Projeção Cônica

- Projeção Plana ou Azimutal: a superfície terrestre é representada sobre um plano tangente à esfera terrestre. Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos, retos que se irradiam do polo. As deformações aumentam com o distanciamento do ponto de tangência. É utilizada principalmente, para representar as regiões polares e na localização de países na posição central.
Projeção Plana ou Azimutal

- Projeção Senoidal: executada por Mercator, Sanson e Flamsteed, tem os paralelos horizontais e equidistantes. Trata-se de um tipo de projeção que procura manter as dimensões superficiais reais, deformando a fisionomia. Esta deformação intensifica-se na periferia do mapa.
- Projeção de Mercator ou Projeção Cilíndrica Conforme: conserva a forma dos continentes, direções e os ângulos verdadeiros. Muito utilizada para navegação marítima e aeronáutica.

- Projeção de Peters ou Projeção Cilíndrica Equivalente: não mantém as formas, direções e ângulos, conserva a proporcionalidade das áreas, preservando as superfícies representadas.

- Projeção de Hölzel: Apresenta contorno em elipse, proporcionando uma ideia aproximada da forma esférica da Terra com achatamento dos polos.

- Projeção Azimutal Equidistante Polar: O polo norte é o centro do mapa, e a partir dele as distâncias estão em escala verdadeira, bem como os ângulos azimutais.

- Projeção de Robinson: é uma representação global da Terra. Os meridianos são linhas curvas (elipses) e os paralelos são linhas retas.
 
Os alunos do 1º Ano "A" fizeram em sala manuseio de mapas e identificaram que projeção foi utilizada para confeccionar o referido mapa como também calcularam distancias entre cidades dos mapas utilizados usando a escala dos referidos mapas.














segunda-feira, 3 de março de 2014

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NOS DIAS ATUAIS


































Tendo em vista o papel da escola na formação do cidadão, fica cada vez mais difícil distinguir o real conceito de como ela deve atuar na formação do indivíduo como ser pensante, já que a escola é vista como uma organização social, cultural onde através dela norteiam as várias missões de nos tempos atuais promover o desenvolvimento do aluno, preparando-o para a sociedade e qualificando-o para o mercado de trabalho. Fato esse que podemos entender melhor quando Saviani (2000, p.36) ressalta que em relação ao homem "(...) existindo num meio que se define pelas coordenadas de espaço e tempo. Este meio condiciona-o, determina-o em todas as suas manifestações." Logo podemos perceber a relação da escola na formação do cidadão e no modo que ela reproduz o sistema de classes.
           A peça chave fundamental da função social da escola é garantir a possibilidade do sujeito tornar-se livre, consciente, responsável a fim de realizar sua função enquanto cidadão, mas isso não é só trabalho da escola, as demais esferas sociais também devem contribuir para essa liberdade, proporcionando ao sujeito o direito de procurar, investigar, questionar, refletir, buscando soluções para os problemas do cotidiano enquanto ser social.
          Saviani (2000, p.35) deixa bem claro quando questiona que "(...) a educação visa o homem; na verdade, que sentido terá a educação se ela não estiver voltada para a promoção do homem?" E diz ainda que "(...) uma visão histórica da educação mostra como esta esteve sempre preocupada em formar determinado tipo de homem. Os tipos variam de acordo com as diferentes exigências das diferentes épocas. Mas a preocupação com o homem é uma constante."
           Analisando a função social da escola, pude chegar a uma conclusão, que hoje, situa-se entre a tradição e a modernidade, onde o acesso as informações e o conhecimento e a falta de condições de estudos em locais onde sobrevivem a classe pobre é de certa forma um atraso no processo de desenvolvimento sócio cognitivo dos cidadãos.
           Dessa forma, a função da escola pode ser entendida também como um mecanismo de socialização e de inserção social levando o sujeito ao caminho para construção de sua consciência crítica e da ética. A escola não deve ser tão somente usada para cumprir funções ou realizar papéis sociais, mas para difundir e exercitar a capacidade de reflexão, de criticidade e de trabalho não-alienado do sujeito na sociedade, para que ele venha desenvolver integralmente sua personalidade enquanto cidadão, tornando-se mais pensante e crítico para que, possa saber até onde pode ir com suas próprias “pernas”, sem que seja um simples fantoche nas mãos de uma sociedade usurpadora de direitos.

Juliano Brandão.
http://profinglesmcz.blogspot.com.br/2011/12/funcao-social-da-escola-nos-dias-atuais.html

Neste 04 de Março em que a Unidade Escolar José Narciso da Rocha Filho completa 53 Anos de existência e dedicação a causa educacional, quero parabenizar a todos os profissionais, alunos, pais e direção que fazem dessa escola uma instituição de promoção da aprendizagem, mas principalmente promoção de cidadãos.

Neste 04 de Março também quero evidenciar os 03 Anos de existência do Blog: quatrodemarco.blogspot.com.br, que ao longo da sua existência vem registrando os momentos de conquista desta instituição de ensino.