segunda-feira, 3 de março de 2014

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NOS DIAS ATUAIS


































Tendo em vista o papel da escola na formação do cidadão, fica cada vez mais difícil distinguir o real conceito de como ela deve atuar na formação do indivíduo como ser pensante, já que a escola é vista como uma organização social, cultural onde através dela norteiam as várias missões de nos tempos atuais promover o desenvolvimento do aluno, preparando-o para a sociedade e qualificando-o para o mercado de trabalho. Fato esse que podemos entender melhor quando Saviani (2000, p.36) ressalta que em relação ao homem "(...) existindo num meio que se define pelas coordenadas de espaço e tempo. Este meio condiciona-o, determina-o em todas as suas manifestações." Logo podemos perceber a relação da escola na formação do cidadão e no modo que ela reproduz o sistema de classes.
           A peça chave fundamental da função social da escola é garantir a possibilidade do sujeito tornar-se livre, consciente, responsável a fim de realizar sua função enquanto cidadão, mas isso não é só trabalho da escola, as demais esferas sociais também devem contribuir para essa liberdade, proporcionando ao sujeito o direito de procurar, investigar, questionar, refletir, buscando soluções para os problemas do cotidiano enquanto ser social.
          Saviani (2000, p.35) deixa bem claro quando questiona que "(...) a educação visa o homem; na verdade, que sentido terá a educação se ela não estiver voltada para a promoção do homem?" E diz ainda que "(...) uma visão histórica da educação mostra como esta esteve sempre preocupada em formar determinado tipo de homem. Os tipos variam de acordo com as diferentes exigências das diferentes épocas. Mas a preocupação com o homem é uma constante."
           Analisando a função social da escola, pude chegar a uma conclusão, que hoje, situa-se entre a tradição e a modernidade, onde o acesso as informações e o conhecimento e a falta de condições de estudos em locais onde sobrevivem a classe pobre é de certa forma um atraso no processo de desenvolvimento sócio cognitivo dos cidadãos.
           Dessa forma, a função da escola pode ser entendida também como um mecanismo de socialização e de inserção social levando o sujeito ao caminho para construção de sua consciência crítica e da ética. A escola não deve ser tão somente usada para cumprir funções ou realizar papéis sociais, mas para difundir e exercitar a capacidade de reflexão, de criticidade e de trabalho não-alienado do sujeito na sociedade, para que ele venha desenvolver integralmente sua personalidade enquanto cidadão, tornando-se mais pensante e crítico para que, possa saber até onde pode ir com suas próprias “pernas”, sem que seja um simples fantoche nas mãos de uma sociedade usurpadora de direitos.

Juliano Brandão.
http://profinglesmcz.blogspot.com.br/2011/12/funcao-social-da-escola-nos-dias-atuais.html

Neste 04 de Março em que a Unidade Escolar José Narciso da Rocha Filho completa 53 Anos de existência e dedicação a causa educacional, quero parabenizar a todos os profissionais, alunos, pais e direção que fazem dessa escola uma instituição de promoção da aprendizagem, mas principalmente promoção de cidadãos.

Neste 04 de Março também quero evidenciar os 03 Anos de existência do Blog: quatrodemarco.blogspot.com.br, que ao longo da sua existência vem registrando os momentos de conquista desta instituição de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário