domingo, 21 de setembro de 2014

ATIVIDADE DO 1º ANO DO ENSINO MEDIO

1. (UFPE) “Biodiversidade é um termo que engloba todas as coisas vivas que existem atualmente na Terra. Abrange todos os animais e plantas que os zoólogos e botânicos já descobriram e descreveram, bem como todos aqueles que ainda não foram descobertos e aguardam uma descrição científica. Se desejamos conservar a biodiversidade, o que muitos ecologistas acreditam ser basicamente um objetivo sensível, então a conservação dos ecossistemas e seus habitats são o ponto de partida mais indicado.” (COX, C. B.; MOORE, Peter D. Biogeografia. Uma abordagem ecológica e evolucionária. Rio de Janeiro: LTC, 2009).

Sobre esse tema abordado no texto, de conteúdo biogeográfico, analise as afirmações abaixo.

(  ) A proteção da biodiversidade, na atualidade, que tem sido o centro das atenções dos ambientalistas, justifica-se por razões: éticas, estéticas, ecológicas e econômicas.
(  ) A Biologia da Conservação tem como principal objetivo estudar como as espécies vegetais e animais estão sendo extintas e quais as estratégias para conservá-las.
(  ) Com relação aos biomas brasileiros, o maior número de espécies ameaçadas ocorre, atualmente, no frágil ecossistema florestal amazônico, especialmente na floresta latifoliada perenifólia.
(  ) O número de espécies ameaçadas no território brasileiro é variável nos diversos níveis taxonômicos, nos biomas e nos Estados do país.
(  ) No conceito de biodiversidade, estão incluídos a variedade de ecossistemas, as espécies, as subespécies, as populações e o DNA.

V V F V V                    b) VFVFV                     c) FVFVF                     d) VVFFV                     e) FFFVV

2. (UDESC) Numere as colunas relacionando a vegetação à sua característica.

(1) Floresta de Coníferas
(2) Vegetação Mediterrânea
(3) Tundra
(4) Pradaria
(5) Savana
(6) Estepe

(    ) Vegetação rasteira de ciclo vegetativo curto. Exemplo: musgos e liquens.
(    ) Vegetação herbácea, esparsa e ressecada. Surge em climas semiáridos, na faixa de transição de climas úmidos para desertos.
(    ) Formação florestal típica da zona temperada. É conhecida como Taiga e predominam os pinheiros.
(    ) Vegetação esparsa que possui três estratos. Um arbóreo, um arbustivo e um herbáceo. Predomina em regiões de clima mediterrâneo.
(    ) Formação herbácea, composta por capim, que aparece em regiões de clima temperado continental.
Vegetação complexa que surge por influência do clima tropical, alternadamente úmido e seco. Ocorre na África e abriga animais de grande porte como leões, elefantes e girafas.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

a) 2 – 1 – 6 – 4 – 5 – 3
b) 1 – 2 – 3 – 6 – 5 – 4
c) 3 – 6 – 1 – 2 – 4 – 5
d) 6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1

e) 4 – 3 – 2 – 5 – 1 – 6

3. (UNICENTRO) Assinale a alternativa correta sobre o papel da biodiversidade animal e/ou vegetal na manutenção do equilíbrio ambiental.

a) A manutenção da biodiversidade original em um bioma permite que as cadeias alimentares se mantenham íntegras e que continue havendo um bom controle natural nas relações entre presas e predadores.
b) A biodiversidade garante a manutenção da biomassa vegetação de um bioma, isto é, a produção de massa vegetal por unidade de área. Um ambiente pouco biodiverso é sempre pobre em biomassa vegetal.
c) A biodiversidade garante a reprodução das espécies vegetais e animais de maior utilidade para o homem, como é o caso das plantas cultivadas.
d) A biodiversidade vegetal e animal de um bioma garante a manutenção dos microclimas regionais, amenizando os efeitos das mudanças climáticas globais.
e) A biodiversidade da fauna garante a manutenção da flora de um bioma, visto que os quadros de vegetação dependem, essencialmente, das condições do clima e da distribuição da fauna.

4. As florestas tropicais estão entre os maiores, mais diversos e complexos biomas do planeta. Novos estudos sugerem que elas sejam potentes reguladores do clima, ao 
provocarem um fluxo de umidade para o interior dos continentes, fazendo com que essas áreas de floresta não sofram variações extremas de temperatura e tenham umidade suficiente para promover a vida. Um fluxo puramente físico de umidade do oceano para o continente, em locais onde não há florestas, alcança poucas centenas de quilômetros. Verifica-se, porém, que as chuvas sobre florestas nativas não dependem da proximidade do oceano. Esta evidência aponta para a existência de uma poderosa “bomba biótica de umidade” em lugares como, por exemplo, a bacia amazônica. Devido à grande e densa 
área de folhas, as quais são evaporadores otimizados, essa “bomba” consegue devolver rapidamente a água para o ar, mantendo ciclos de evaporação e condensação que fazem a umidade chegar a milhares de quilômetros no interior do continente.

A. D. Nobre. Almanaque Brasil Socioambiental. Instituto Socioambiental, 2008, p. 368-9 (com adaptações). 

As florestas crescem onde chove, ou chove onde crescem as florestas? De acordo com o texto, 

a) onde chove, há floresta. 
b) onde a floresta cresce, chove. 
c) onde há oceano, há floresta. 
d) apesar da chuva, a floresta cresce. 
e) no interior do continente, só chove onde há floresta.

5. (FGV-adm) De acordo com Indicadores do Desenvolvimento Sustentável 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Pampa é o segundo bioma com maior índice de desmatamento do país, com cerca de 54% de sua cobertura vegetal removida até 2009. Sobre as causas e as consequências da degradação desse bioma, é correto afirmar:

a) mais de metade da soja produzida no Brasil é cultivada dentro dos limites originais desse bioma, fato que ajuda a explicar o desmatamento.
b) o desmatamento vem aumentando a frequência de deslizamentos de terra em suas encostas íngremes, com graves consequências sociais e materiais.
c) o elevado índice de desmatamento resulta, principalmente, da exploração de madeiras de elevado
valor comercial.
d) a pecuária extensiva e a ampliação da área dedicada ao cultivo de arroz figuram entre as principais causas do desmatamento.
e) nos pampas de Santa Catarina, o desmatamento acelerado está associado à perda de fertilidade
dos solos e à ocorrência de extensas manchas de arenização.

6. (FMJ) É um mosaico de coberturas vegetais que formam uma diagonal que separa as duas florestas tropicais do Brasil: a noroeste a Floresta Amazônica e a leste a Mata Atlântica. Esse mosaico se desenvolve numa área de baixas pluviosidades. As causas da pouca chuva e sua distribuição irregular estão associadas aos fortes ventos alísios, que não trazem umidade para a região.

(José Bueno Conti e Sueli Angelo Furlan. Geografia do Brasil, 2005. Adaptado.)

O domínio morfoclimático tratado pelo texto é o
a) das pradarias.
b) das caatingas.
c) das araucárias.
d) dos cerrados.
e) dos mares de morros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário