1. (UPE) A água é uma condição básica para a vida no planeta Terra. Mantém a biodiversidade e impulsiona os ciclos biogeoquímicos, por exemplo. Como tem, também, importância para a economia dos continentes, ela precisa ser melhor gerenciada. Sobre os problemas referentes aos recursos hídricos em escala global, analise os itens a seguir:
1- Esses problemas podem ser muito bem sintetizados no conjunto de situações que resultam do crescimento populacional, da intensa urbanização e da contaminação de recursos hídricos superficiais e subterrâneos.
2- O aumento da população e a urbanização provocam uma intensa pressão de usos múltiplos dos recursos hídricos e impactos na qualidade da água.
3- A infraestrutura de baixa qualidade ou incompleta ocasiona distribuição ineficiente da água tratada e perdas de boa parte dela.
4- É necessário ampliar, em escala global, a mobilização pública no processo de decisão e desenvolver a capacidade de informação eficiente para melhorar a educação relacionada à água.
5- Todos os processos relativos à água estão inter-relacionados, são de natureza complexa, dinâmicos e demandam conhecimento multidisciplinar.
Estão CORRETOS
a) apenas 1 e 4.
b) apenas 2 e 5.
c) apenas 1, 2 e 3.
d) apenas 2, 4 e 5.
e) 1, 2, 3, 4 e 5.
2. (UFMT) A questão da escassez de água é um dos temas ambientais globais da atualidade. O Índice de Dependência de Água (IDA) permite análises geográficas e geopolíticas interessantes. O IDA mensura a proporção de água renovável, fundamentalmente de origem fluvial, oriunda de fora de determinado país. No fundo, oferece um número para a dependência de recursos hídricos controlados por países vizinhos.
O IDA do Brasil desmente a apreciação do senso comum, segundo a qual não temos maiores dificuldades hídricas. Nosso IDA é de 34%, o que quer dizer que cerca de um terço das águas fluviais do país têm origem fora do território nacional.
(Mundo, agosto de 2012. Adaptado.)
A partir da leitura do texto e de conhecimentos geográficos, é correto afirmar que há menor dependência hídrica
a) na Hungria.
b) na Holanda.
c) no Japão.
d) no Egito.
e) no Paraguai.
3. Os aquíferos mais ameaçados do planeta
A revista Nature publicou um estudo preocupante sobre os aquíferos. Segundo o estudo, nós estamos explorando a água subterrânea em uma velocidade muito maior do que a capacidade desses aquíferos se recuperarem.
Os números do estudo indicam que, para acompanhar o ritmo de exploração, os aquíferos precisariam ter área três vezes maior.
O estudo estima que, atualmente, pelo menos 1,7 bilhão de pessoas depende de aquíferos e águas subterrâneas que estão ameaçados.
Bruno Calixto
Disponível em: <http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/2012/08/12/os-aquiferos- mais-ameacados-do-planeta/>,consultado em 1/09/2012. (texto adaptado)
I. A “Pegada Hídrica” de um país representa o volume total de água utilizado globalmente para produzir os bens e serviços consumidos pelos seus habitantes.
II. Entre as áreas que apresentam altos índices de escassez hídrica, estão: Oriente Médio, Índia e África. No Oriente Médio, o volume de água utilizado em irrigação no deserto triplicou, e os aquíferos da região podem se esgotar em menos de 50 anos.
III. O Brasil e a Rússia representam áreas do planeta com baixa pressão hídrica.
Tendo por base o tema central do texto e seus conhecimentos, analise as afirmações acima.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas III está correta.
d) Apenas I e II estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.
4. (IFMG) O nível de vazão do Rio Itapecuru preocupa os técnicos da Agência Nacional de Águas. Quem depende do rio para sobreviver teme que ele seque ainda mais. Grandes árvores caídas às margens do rio são o sinal do desastre ecológico. Sem raízes para segurar a areia ela escorre para o leito do rio. De acordo com dados coletados por técnicos da Agência Nacional de Águas, o nível de vazão do Rio está doze metros cúbicos abaixo do aceitável. A Secretaria do Meio Ambiente informou que realiza um trabalho educativo nas escolas e que a extração da areia é feita por meio de dragas que ameniza o problema no rio.
(HTTP://g1.globo.com/ma/maranhão. Acesso em: 15/11/2012. Adaptado.)
O fenômeno relatado acima pode provocar no Rio Itapecuru:
a) enchentes.
b) morte de peixes por substâncias tóxicas na água.
c) aumento de ácido sulfúrico nas águas.
d) aumento de monóxido de carbono nas águas.
5. (FUVEST) Grandes lagos artificiais de barragens, como o Nasser, no Rio Nilo, o Three Gorges, na China, e o de Itaipu, no Brasil, resultantes do represamento de rios, estão entre as obras de engenharia espalhadas pelo mundo, com importantes efeitos socioambientais.
Acerca dos efeitos socioambientais de grandes lagos de barragens, considere as afirmações abaixo.
I. Enquanto no passado, grandes lagos de barragem restringiam-se a áreas de planície, atualmente, graças a progressos tecnológicos, situam-se, invariavelmente, em regiões planálticas, com significativos desníveis topográficos.
II. A abertura das comportas que represam as águas dos lagos de barragens impede a ocorrência de processos de sedimentação, assim como provoca grandes enchentes a montante.
III. Frequentes desalojamentos de pessoas para a implantação de lagos de barragens levaram ao surgimento, no Brasil, do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB.
IV. Por se constituírem como extensos e, muitas vezes, profundos reservatórios de água, grandes lagos de barragens provocam alterações microclimáticas nas suas proximidades.
Está correto o que se afirma em
a) I e II,apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
6. (UFMT) A questão da escassez de água é um dos temas ambientais globais da atualidade. O Índice de Dependência de Água (IDA) permite análises geográficas e geopolíticas interessantes. O IDA mensura a proporção de água renovável, fundamentalmente de origem fluvial, oriunda de fora de determinado país. No fundo, oferece um número para a dependência de recursos hídricos controlados por países vizinhos.
O IDA do Brasil desmente a apreciação do senso comum, segundo a qual não temos maiores dificuldades hídricas. Nosso IDA é de 34%, o que quer dizer que cerca de um terço das águas fluviais do país têm origem fora do território nacional.
(Mundo, agosto de 2012. Adaptado.)
A partir da leitura do texto e de conhecimentos geográficos, é correto afirmar que há menor dependência hídrica
a) na Hungria.
b) na Holanda.
c) no Japão.
d) no Egito.
e) no Paraguai.
7. UNESP) O mapa representa a “Amazônia Azul”, uma área de aproximadamente 4,5 milhões de km2, traçada ao longo do litoral brasileiro.
(Scientific American Brasil. Oceanos: origens, transformações e o futuro. Adaptado.)
Sobre a “Amazônia Azul”, pode-se afirmar que:
a) é uma área que o Brasil delimitou para opor-se à salva- guarda e à exploração dos recursos naturais.
b) é uma região onde a exploração pesqueira está embargada para permitir a exploração do pré-sal.
c) foi criada para que os recursos vivos na Zona Econômica Exclusiva – ZEE sejam exclusivamente pescados por navios fábricas.
d) essa demarcação objetivou delimitar áreas de pequeno interesse comercial e assegurar os impostos para todos os estados da União.
e) nessa área, o Brasil pretende exercer seus direitos de soberania ou jurisdição para melhor salvaguardar e explorar os recursos naturais nela existentes.
8. (UNEAL) Além do mau uso, a demanda por esse recurso tem sido cada vez maior, devido ao crescimento populacional e à ampliação de atividades econômicas. Quanto à renovação desse importante recurso, não há comprovações sobre o seu aumento, pelo contrário, sua escassez em algumas regiões do mundo já é uma realidade. Portanto, apesar de renovável, muitos povos sofrem com a sua diminuição e futuramente terão sua sobrevivência ameaçada.
A afirmação revela a preocupação com a escassez
a) do petróleo.
b) da vegetação.
c) da água.
d) do carvão mineral.
e) de alimentos.
9. (UFPE) “A Terra é azul”, foi a reação de Yuri Gagarin, o primeiro a
vê-la do espaço, em 1961. E John Glenn, no ano seguinte: “Impressiona-me ver
como é diminuta a espessura da nossa atmosfera, que sustenta toda a vida na
Terra. Se nós a degradarmos, será irreparável. Infelizmente, os riscos de que
isso venha a acontecer já se agravaram tanto que requerem ação imediata, em
escala mundial”.
(NUSSENZVIEG, H. Moysés. O
Futuro da Terra. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011).
Sobre o tema sugerido no texto acima, analise as proposições abaixo.
0-0) A população do planeta praticamente duplicou em 50 anos, e os
recursos da Terra estão sendo consumidos acima da taxa viável de reposição.
Paralelamente, observa-se uma expressiva poluição atmosférica.
1-1) O aumento da temperatura do ar atmosférico na baixa troposfera
acarretará a elevação de vapor d’água presente na atmosfera, afetando assim o
ciclo hidrológico.
2-2) O tempo de residência do CO2 na atmosfera é elevado. Isso
decorre de uma interação complexa entre atmosfera e oceano.
3-3) A atmosfera, ao longo da História do planeta, modificou-se como uma
reação à vida vegetal e atualmente se transforma em decorrência de atividades
antrópicas.
4-4) O céu é azul em um dia em que há um anticiclone sobre uma dada
região, porque as pequenas partículas atmosféricas dispersam mais os curtos
comprimentos de ondas azuis.
a)
V V V V V b) V F V F V c) F V F V F d) V V F F V e) F F F F F
10. (UNIOESTE) Nos últimos anos, um dos temas ambientais de maior destaque
está no debate sobre o aquecimento do planeta Terra e nas mudanças climáticas
globais. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.
a) Além dos fatores internos ao planeta, com destaque para as
consequências das ações humanas, fatores externos como as explosões solares
influenciam no aumento da temperatura da Terra.
b) Existem pesquisadores que discordam da teoria de que estamos vivendo
uma mudança climática em virtude da ação antrópica, pois consideram que
houveram outros períodos de aquecimento e de resfriamento do planeta antes da
existência do homem e de sua interferência na Terra.
c) Além das florestas, os oceanos são fundamentais na regulação do clima
no planeta, pois as plantas aquáticas são responsáveis pela absorção de
CO2 da atmosfera. No entanto, a degradação ambiental de origem antrópica
nos oceanos vem sendo intensa, reduzindo a vida marinha.
d) Os relatórios do IPCC, composto por
um grupo de pesquisadores que vem analisando o impacto das ações antrópicas
sobre o clima, se constituem na principal fonte de informações sobre o
aquecimento global. O IPCC trabalha com projeções de cenários futuros e, tais
projeções vêm sendo consideradas exatas e acertadas por toda a comunidade
científica.
e) O aumento da temperatura média do planeta está intimamente ligado às
atividades humanas, responsáveis pelo aumento dos gases do efeito estufa, como
o dióxido de carbono e o metano. Essa emissão de gases pelo homem, decorrente
de atividades agropecuárias, industriais e da queima de combustíveis fósseis, é
considerada pelos cientistas do IPCC como a principal causa do aquecimento global.
11. (FACID) A água constitui um elemento fundamental para o
desenvolvimento da vida no nosso planeta.
Com relação a esse
elemento, assinale a alternativa correta.
a) A água do planeta está sendo
comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, e pelos
desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do
solo.
b) Desvios de água para projetos de irrigação,
construção de hidrelétricas,
consumo excessivo, desmatamento e poluição têm contribuído para a redução de
conflitos entre usuários.
c) A água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica
assegurando a sustentabilidade do meio ambiente local.
d) O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea
devido às suas características geológicas dominantes.
e) A diminuição da chuva no Brasil tem sido o maior problema ligado à
falta de água para abastecer as cidades.
12. (FGV-SP) Leia atentamente o texto a seguir:
As Nações Unidas estimam que, até 2025, dois terços da população
mundial sofrerão escassez, moderada ou severa, de água. Essa situação tem sido
interpretada como resultante da falta física de água doce para o atendimento da
demanda das populações da Terra. Entretanto, no plano geral, há água suficiente
no mundo (...) para satisfazer as necessidades de todos. De fato, este cenário
de escassez significa que, no ano 2025, apenas um terço da humanidade deverá
dispor de dinheiro suficiente para pagar o serviço de abastecimento d’água
decente, isto é, com regularidade de fornecimento e qualidade garantida da
água.
REBOUÇAS, Aldo. O ambiente brasileiro:
500 anos de exploração. In: RIBEIRO, Wagner Costa. (Org.) Patrimônio Ambiental
Brasileiro. São Paulo: Edusp, 2003. pg. 206.
Considerando os
argumentos do texto, é correto afirmar que:
a) A “crise da água” resulta do elevado crescimento da população dos
países mais pobres.
b) A “crise da água” não pode ser enfrentada com as tecnologias
disponíveis, por isso tende a se aprofundar.
c) No cenário projetado pela ONU, a escassez de água tenderá a se
agravar devido à continuidade do processo de urbanização.
d) Fatores sociais e econômicos
desempenham um papel importante no problema da escassez de água.
e) A água é um recurso
natural renovável, portanto, a escassez resulta apenas da distribuição desigual desse recurso pela
superfície da Terra.
13. Enem 2007
Nos últimos 50 anos, as temperaturas de inverno na península antártica subiram
quase
6oC. Ao contrário do esperado, o aquecimento tem aumentado a precipitação de neve. Isso ocorre porque o gelo marinho, que forma um manto impermeável sobre o oceano, está derretendo devido à elevação de temperatura, o que permite que mais umidade escape para a atmosfera. Essa umidade cai na forma de neve.
Logo depois de chegar a essa região, certa espécie de pingüins precisa de solos nus para construir seus ninhos de pedregulhos. Se a neve não derrete a tempo, eles põem seus ovos sobre ela. Quando a neve finalmente derrete, os ovos se encharcam de água e goram.
Scientific American Brasil ano 2, n. 21, 2004, p.80 (com adaptações).
A partir do texto, analise as seguintes afirmativas.
I - O aumento da temperatura global interfere no ciclo da água na península antártica.
II - O aquecimento global pode interferir no ciclo de vida de espécies típicas de região de clima polar.
III - A existência de água em estado sólido constitui fator crucial para a manutenção da vida em alguns biomas.
6oC. Ao contrário do esperado, o aquecimento tem aumentado a precipitação de neve. Isso ocorre porque o gelo marinho, que forma um manto impermeável sobre o oceano, está derretendo devido à elevação de temperatura, o que permite que mais umidade escape para a atmosfera. Essa umidade cai na forma de neve.
Logo depois de chegar a essa região, certa espécie de pingüins precisa de solos nus para construir seus ninhos de pedregulhos. Se a neve não derrete a tempo, eles põem seus ovos sobre ela. Quando a neve finalmente derrete, os ovos se encharcam de água e goram.
Scientific American Brasil ano 2, n. 21, 2004, p.80 (com adaptações).
A partir do texto, analise as seguintes afirmativas.
I - O aumento da temperatura global interfere no ciclo da água na península antártica.
II - O aquecimento global pode interferir no ciclo de vida de espécies típicas de região de clima polar.
III - A existência de água em estado sólido constitui fator crucial para a manutenção da vida em alguns biomas.
a) apenas em I.
b) apenas em II.
c) apenas em I e II.
d) apenas em II e III.
e) em I, II e III.
14. Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela
pecuária — cerca de 35% do rebanho nacional está na região — e que pelo menos
50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio
para aumentar a produtividade de1 hectarede pastagem é de 2 mil reais, o custo
para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula
novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial
que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que
problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas
áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual,
posteriormente, foi proibido em áreas de floresta.
Época, 3/3/2008 e 9/6/2008 (com adaptações).
A partir da
situação-problema descrita, conclui-se que:
a)o desmatamento na
Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor
comercial.
b)um dos problemas
que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de
soja.
c)a mobilização de
máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento
daprodutividade de pastagens.
d)osuperavitcomercial
decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível
degradação ambiental.
e)a recuperação de
áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir
para a redução do desmatamento na Amazônia.
15. (Enem 2012) O uso da água aumenta de acordo com as necessidades da população no
mundo. Porém, diferentemente do que se possa imaginar, o aumento do consumo de
água superou em duas vezes o crescimento populacional durante o século XX.
TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Cia.
Editora Nacional, 2009.
Uma estratégia
socioespacial que pode contribuir para alterar a lógica de uso da água
apresentada no texto é a
a) ampliação de sistemas de
reutilização hídrica.
b) expansão da
irrigação por aspersão das lavouras.
c) intensificação
do controle do desmatamento de flo- restas.
d) adoção de
técnicas tradicionais de produção.
e) criação de incentivos fiscais para o cultivo de produtos orgânicos
16. . (Enem 2012) A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores
a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o
maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo
do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do
consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do
óleo.
MURTA, A. Energia: o vício da civilização. Rio de Janeiro:
Garamond, 2011 (adaptado).
Um impacto
ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida
para promover a redução de seu uso estão indicados, respectivamente, em:
a) Aumento da
poluição sonora – construção de barreiras acústicas.
b) Incidência da
chuva ácida – estatização da indústria automobilística.
c) Derretimento das calotas polares –
incentivo aos transportes de massa.
d) Propagação de
doenças respiratórias – distribuição de medicamentos gratuitos.
e) Elevação das
temperaturas médias – criminalização da emissão de gás carbônico.
Eu quero as respostas não encontro
ResponderExcluir