terça-feira, 21 de outubro de 2014

ATIVIDADE DO 2º ANO - EM


 (Ufpr) Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

1. Com relação à modernização da agricultura brasileira, é correto afirmar que:

(01) Essa modernização ocorreu sobretudo nas duas últimas décadas, com a intensificação do emprego de máquinas, fertilizantes e defensivos agrícolas nos sistemas de produção.

(02) O Ministério da Agricultura foi um dos responsáveis por tal processo, realizando a reforma agrária e proporcionando assistência técnica a todos os agricultores.

(04) A mecanização, que é uma das manifestações da modernização, está fortemente concentrada nas regiões Norte e Centro-Oeste, que, em conjunto, detêm cerca de 60% do total de tratores em funcionamento no país.

(08) A modernização estimulou o êxodo rural e, por outro lado, contribuiu também para o aumento da migração de trabalhadores rurais e pequenos agricultores para áreas de expansão agrícola.

(16) Com a modernização, intensificou-se o processo de reaglutinação de pequenas propriedades rurais nas regiões Sul e Sudeste.

Soma = (                   )

2. (Fuvest) A atividade agrícola brasileira está:

a) cada vez mais dependente dos capitais agroindustriais urbanos.
b) dirigida para o abastecimento interno de gêneros alimentares.
c) voltada para a produção de culturas tropicais perenes.
d) em expansão, graças a transformação de latifúndios em pequenas propriedades.
e) diminuindo sua área cultivada nestes últimos vinte anos.

3 (Fuvest-gv) A expansão cafeeira no Estado de São Paulo atingiu, por volta de 1900, pontos distantes a mais de 400 km do porto de Santos. Esta interiorização tornou-se possível porque:

a) o clima tropical de altitude favoreceu o plantio do café;
b) o crescimento da demanda internacional permitiu o aumento da produção;
c) o porto de Santos foi aparelhado para exportar grandes volumes de carga;
d) a produção pôde ser transportada por ferrovias;
e) o sistema de colonato incentivou a abertura de fazendas para o norte e oeste.

4. (Ufmg) Todas as alternativas contêm afirmações corretas sobre as grandes mudanças que ocorreram no setor agropecuário do Brasil, EXCETO:

a) A área de pastos plantados aumentou sensivelmente em decorrência da política de ampliação do espaço produtivo e da modernização da agricultura.
b) As mudanças no uso da terra e nas relações de trabalho estimularam o êxodo rural que, pela sua intensidade em algumas áreas, chegou a se configurar como um fenômeno de desruralização.
c) As regiões tradicionais de cultivo de café, em São Paulo e no Paraná, reafirmaram sua função de abastecedoras do mercado interno e ficaram à margem das inovações introduzidas.
d) O Centro-Oeste recebeu grandes iniciativas empresariais, voltadas para a implantação de estabelecimentos de grandes dimensões destinados, sobretudo, à criação bovina.
e) O incentivo às culturas de soja, trigo e cana-de-açúcar foi fundamental para a reorganização do espaço agrário e para as mudanças nos padrões de uso do solo.

5. (Unesp) O grande investimento de capitais na agricultura brasileira a partir da generalização do crédito rural, em meados da década de 60, provocou profundas transformações no campo, por exemplo: utilização de muita tecnologia e a introdução de novos cultivos. As conseqüências sociais dessas transformações, visíveis no espaço, também foram profundas.

Qual a alternativa que indica estas conseqüências?

a) Melhoria das condições de vida no campo, que levou ao desaparecimento dos conflitos pela posse da terra.
b) Enriquecimento generalizado dos camponeses pobres graças à utilização do crédito rural; significativa redução do êxodo rural.
c) Êxodo rural acelerado, com um rápido crescimento das cidades que passam a ser local de residência de grande número de trabalhadores rurais; agravamento do problema da moradia nas cidades.
d) Diminuição da concentração fundiária com rápido crescimento do número de pequenos produtores que passam a atender os objetivos do governo produzindo para exportação.
e) As alternativas a e c são corretas.

6. (Unesp) Não pode ser indicada como característica básica da agricultura moderna:

a) a intensa mecanização de suas atividades.
b) o uso cada vez maior de mão-de-obra.
c) o aperfeiçoamento genético e a introdução de melhores sementes.
d) a aplicação de fertilizantes químicos e a utilização cada vez maior de agrotóxicos.
e) a uniformização da variedade de produtos.

7. (Unirio) A agricultura brasileira vem atravessando várias modificações: grande injeção de capital alterou as relações de produção e criou novos mercados. As opções a seguir apresentam tendências da evolução agrícola brasileira, EXCETO uma. Assinale-a:

a) Mão-de-obra rural, cada vez mais, composta de operários agrícolas, assalariados sem maior vínculo com a terra.
b) Diminuição gradativa do tamanho das propriedades, como conseqüência da racionalização da produção.
c) Crescente especialização da produção, tendendo para uma monocultura dentro de cada propriedade.
d) Crescimento maior dos produtos que encontram um mercado nas indústrias, inclusive na alimentação.
e) Lento desaparecimento das propriedades familiares com a penetração das empresas rurais.

8. (Unitau) Indique a alternativa incorreta relacionada à questão agrária no Brasil:
a) A maior parte das terras agrícolas encontra-se em mãos de grandes proprietários.
b) Os grandes latifundiários mantêm a maior parte de suas terras sob índices de produtividade extremamente baixos.
c) A grande propriedade impede a multiplicação dos pequenos produtores e, portanto, a própria produção agropecuária do país.
d) O latifúndio absorve um mínimo de mão-de-obra.
e) Não há terras improdutivas no Brasil, já que os grandes latifúndios têm altíssimos índices de aproveitamento do solo.

9. (Fuvest) "A soja ocupou os espaços remanescentes da economia e do território regional e avançou sobre áreas de pecuária extensiva com base no arrendamento de terras e sobre a agricultura colonial, deslocando produtos destinados ao auto-abastecimento regional e pressionando a saída de trabalhadores, de produtores sem terra e de pequenos proprietários.
A ocupação de áreas que haviam ficado à margem do complexo agroindustrial da soja permitiu reter, na região, a pequena produção desarticulada com a expansão de cultivos modernos ou desalojada com a construção de barragens para a produção de energia hidrelétrica. Por outro lado, a expansão do sistema de integração de pequenos produtores à indústria viabilizou, através do desenvolvimento de atividades compatíveis com reduzidas extensões de terra - avicultura e suinocultura confinadas e cultivo do tabaco para a produção de fumo -, a permanência de pequenos produtores cujos estabelecimentos não apresentavam escala adequada à implantação da lavoura mecanizada de grãos".

Este texto refere-se à agricultura:

a) da Região Sul.
b) da Região Centro-Oeste.
c) do Estado de São Paulo.
d) da Região Nordeste.
e) do Estado de Mato Grosso.

10. (Unesp 2012) Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais.
(Edgard Morin. Le Monde, 08.02.2012. Adaptado.)

No texto citado, o pensador contemporâneo Edgard Morin desenvolve 

a) reflexões elogiosas acerca das consequências do etnocentrismo ocidental sobre outras culturas. 
b) um ponto de vista idealista sobre a expansão dos ideais da Revolução Francesa na história. 
c) argumentos que defendem o isolamento como forma de proteção dos valores culturais. 
d) uma reflexão crítica acerca do contato entre a cultura ocidental e outras culturas na história. 
e) uma defesa do caráter absoluto dos valores culturais da Revolução Francesa. 

11. (Ufpa 2013) Sobre patrimônio material e imaterial no Brasil, é correto afirmar: 

a) As práticas e expressões culturais, para serem consideradas como bens imateriais, devem apresentar associação entre os objetos, artefatos e os lugares onde são desenvolvidos. 
b) O Palacete Pinho, o Parque Zoobotânico do Museu Emilio Goeldi e o Complexo do Ver-o-Peso são considerados como patrimônio imateriais do Brasil por resguardarem a memória dos povos indígenas. 
c) Os recursos naturais são bens culturais de patrimônio imaterial, por isso é grande o risco de desaparecerem, caso não sejam preservados por políticas sociais. 
d) O Ofício das Baianas de Acarajé agrega diferentes classes socioeconômicas, promovendo a equidade e a justiça social, e é caracterizado apenas como patrimônio material. 
e) Os bens materiais têm que apresentar uma prática cultural regular tal como ocorre, por exemplo, com o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, com o complexo cultural do Bumba meu Boi do Maranhão e com a Roda de Capoeira. 

12. (Upe 2012) Observe a charge a seguir:
Nela percebemos como as pessoas são representantes das desigualdades existentes em seus grupos específicos de convivência social. Comunidade é uma dessas organizações e foi conceituada por alguns teóricos da Sociologia como forma de diferenciar do termo já existente, sociedade. Nessa perspectiva, é correto afirmar que comunidade:

a) é composta por pessoas que estão unidas por laços consanguíneos e baseados em relações espontâneas.   
b) é um conjunto de pessoas que podem satisfazer todos os seus objetivos no grupo. 
c) é constituída de grupos baseados na vontade livre das pessoas que os compõem. 
d) é a representação de uma realidade vivida pelos brasileiros, que possuem as condições sociais e econômicas para nela se organizarem e construírem novas formas de relação social. 
e) pode ser definida como heterogênea, pois as atividades e o estado de espírito são muito semelhantes para todas as pessoas. 

13.Unioeste 2012) O relativismo cultural é um princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural. 

Tendo por base o anúncio transcrito acima, é correto afirmar que:

a) relativizar é construir descrições exteriores sobre diferentes modos de vida. 
b) relativizar é uma tentativa de construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais. 
c) relativizar é uma defesa da homogeneidade cultural. 
d) é o reconhecimento da unidade biológica da espécie humana. Através dessa unidade biológica podemos explicar as realidades culturais e o comportamento das pessoas. 
e) o relativismo defende que todas as culturas tendem a se assemelhar com o passar do tempo, e que ao difundir nossos hábitos estamos colaborando com esse processo. 




14. (Interbits 2012) Leia o trecho da música Canto para minha morte, de Raul Seixas.

Qual será a forma da minha morte?
Uma das tantas coisas que eu não escolhi na vida.
Seixas, Raul. Canto para minha morte. In: Há 10 mil anos atrás. [LP] Philips, 1976

Podemos dizer que a morte corresponde a um atributo universal dos seres vivos. Entretanto, há diversas formas de abordá-la. Sobre a forma como a sociologia aborda o tema, assinale a alternativa CORRETA.

a) A morte é a parte essencial da vida. Entretanto, a sociologia está comprometida em fazer com que a morte violenta deixe de existir. 
b) A sociologia considera que a morte pode ser representada e compreendida de formas muito diversas, dependendo da cultura, da sociedade e da religião dos indivíduos. 
c) Não é a sociologia, mas a medicina e a biologia que devem estar preocupadas com o problema da morte.   
d) A sociologia está preocupada em fazer uma catalogação dos tipos de morte humana, como o suicídio, o assassinato e o genocídio. 
e) Todas as sociedades possuem medo da morte. É por isso que elas criaram a religião, que é uma forma de controlar esse medo. 

15. (Ueg 2012) “Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra.” 
GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento humano 2004. In: TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de A. Geografia geral. São Paulo: Moderna, 2005. p.137. 

Considerando-se as ideias pressupostas, o texto 

a) afirma que a globalização aumentou, de modo sem precedente, os contatos e a união entre os povos e seus valores, reforçando o respeito às diferenças socioculturais. 
b) critica a intolerância com relação a outras culturas, gerando assim os conflitos comuns neste novo século.   
c) indica o reconhecimento à diversidade cultural, além das necessidades de afirmação e de identidade, seja étnica, seja cultural, seja religiosa. 
d) nega a existência da exclusão cultural e ressalta a homogeneização mundial e a superação/eliminação de fronteiras culturais. 

16. (Enem 2012) Na regulamentação de matérias culturalmente delicadas, como, por exemplo, a linguagem oficial, os currículos da educação pública, o status das Igrejas e das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), mas também em assuntos menos chamativos, como, por exemplo, a posição da família e dos consórcios semelhantes ao matrimônio, a aceitação de normas de segurança ou a delimitação das esferas pública e privada — em tudo isso reflete-se amiúde apenas o autoentendimento ético-político de uma cultura majoritária, dominante por motivos históricos. Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria.
HABERMAS, J. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.

A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança:

a) a secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na condição da sua concentração espacial, num tipo de independência nacional. 
b) a reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura política nacional. 
c) a coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento. 
d) a autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política nacional. 
e) o desaparecimento de quaisquer limitações, tais como linguagem política ou distintas convenções de comportamento, para compor a arena política a ser compartilhada. 

17. (Ufu 2012) A estética nas diferentes sociedades vem geralmente acompanhada de marcas corporais que individualizam seus sujeitos e sua coletividade. Discos labiais, piercings, tatuagens, mutilações, pinturas, vestimentas, penteados e cortes de cabelo são algumas marcas reconhecíveis de um inventário possível das técnicas corporais em toda sua riqueza e diversidade. Embora universal, as formas das quais se valem os grupos e indivíduos para se marcarem corporalmente são vistas, às vezes, como estranhas a indivíduos que pertencem a outros grupos.

Essa atitude de estranhamento em relação ao diferente é considerada conceitualmente como:

a) preconceito: reconhece no valor das raças o que é correto ou não na estética corporal. 
b) relativização: o outro é entendido nos seus próprios termos. 
c) etnocentrismo: só reconhece valor nos seus próprios elementos culturais. 
d) etnocídio: afasta o diferente e procura transformá-lo num igual. 

18. (Unicentro 2011) No ano de 1933, a artista modernista Tarsila do Amaral (1886-1973) pinta o quadro “Operários”, dando início à pintura social no Brasil.

Sobre o tema da diversidade étnica, as teorias sociológicas afirmam que, sob a perspectiva cultural:

a) os termos raça, etnia e cultura têm o mesmo significado analítico, no contexto brasileiro, quando utilizados por sociólogos e antropologos. 
b) as populações indígenas brasileiras foram classificadas, corretamente, como primitivas pelos colonizadores, porque são naturalmente mais vagarosas e atrasadas. 
c) os grupos biológicos de indivíduos que compartilham de uma história comum, feita de laços linguísticos e culturais, são tidos como pertencentes da mesma etnia. 
d) alguns elementos culturais, como o futebol, as comidas típicas e o carnaval, não podem ser objetos da análise sociológica por mascarar a desigualdade existente nas relações sociais. 
e) a chegada dos japoneses, em 1908, e a construção de uma nova identidade nacional com a implantação de suas associações civis, educativas e religiosas, foram o marco das relações inter-raciais no Brasil. 

19. É exemplo de Patrimônio Naturais do Brasil que fazem parte da lista da UNESCO:

a)     Oficio das Paneleiras de Goiabeiras (ES)
b)    Arte kusiwa – Pintura corporal.
c)     Cirio de Nossa Senhora de Nazaré (PA)
d)    Samba de roda do Recôncavo Baiano (BA)
e)     Mata Atlântica – reserva do sudeste (SP/PR)

20. É exemplo de Patrimônio Cultural que fazem parte da lista da UNESCO:

a)     Oficio das baiana de Acarajé (BA).
b)    Jongo no Sudestre.
c)     Cachoeira de Iauaretê – lugar sagrado dos povos indígenas.
d)    Centro Histórico de Olinda (PE).
e)     Samba de roda do Recôncavo Baiano (BA)

21. É exemplo de Patrimônio Cultural imaterial que fazem parte da lista da UNESCO:

a)     Modo de fazer viola de cocho.
b)    Centro Histórico de Diamantina (MG).
c)     Plano Piloto de Brasilia (DF)
d)    Parque Nacional de Iguaçu.
e)     Complexo de Áreas Protegidas da amazônica Central.

22. (Ceeteps-SP) Das contribuições dos negros para a cultura brasileira, não podemos considerar:

a)     As religiões umbanda e candomblé;
b)    O samba e o frevo, entre outros ritmos;
c)     O bumba meu boi e a congada;
d)    Palavras como Ubatuba, Jequitibá, Itaú, guaraná, tapioca, etc.
e)     A feijoada, o vatapá, o acarajé.

23. (UEL) Leia o texto a seguir.

É possível identificar no Brasil vários municípios cuja urbanização se deve diretamente à expansão da fronteira agrícola moderna, formando cidades funcionais ao campo denominadas de “cidades do agronegócio”.

(Adaptado de: ELIAS, D.; PEQUENO, R. Desigualdades socioespaciais nas cidades do agronegócio. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. 2007. v.9. n.1. p.25-29.)

Sobre a expansão da fronteira agrícola moderna e o surgimento das “cidades do agronegócio”, assinale a alternativa correta.
a) A expansão da fronteira agrícola moderna e a criação das cidades do agronegócio ocorreram a partir de 1970, com a incorporação das terras do cerrado, impulsionada por políticas públicas voltadas à ocupação de terras e ao desenvolvimento local.
b) A fronteira agrícola moderna e o aparecimento das cidades do agronegócio estão associados às políticas do governo Vargas direcionadas à agricultura, com a criação, em 1951, do Sistema Nacional de Crédito Rural.
c) A fronteira agrícola moderna e o aparecimento das cidades do agronegócio ocorreram após investimentos dos Estados Unidos, na década de 1950, em território brasileiro para produção destinada à exportação.
d) As cidades do agronegócio estão localizadas predominantemente no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estados onde ocorreu a expansão da fronteira agrícola moderna a partir da década de 1960.
e) Por intermédio da expansão da fronteira agrícola moderna e da criação das cidades do agronegócio, a partir da década de 1950, houve uma difusão do meio técnico-científico-informacional em todo o território nacional.

24 (ESPM) O Brasil configura-se como uma das maiores potências agrícolas mundiais e uma das características de sua agricultura é:

a) ser o maior exportador mundial de soja e o maior importador de trigo.
b) Mesmo sendo grande potência, importar mais alimentos que exportar.
c) Importar grande quantidade de açúcar, pois sua produção de cana-de-açúcar destina-se exclusivamente à produção de etanol.
d) Ter no agronegócio o principal segmento na produção de gêneros básicos para atender o mercado interno.
e) Ter predomínio de pequenas e médias propriedades na produção de grãos para exportação.

25 (FMJ) Relevante na economia nacional pela geração de divisas e emprego, o agronegócio tem se destacado com a expansão da produção agropecuária e o aumento das exportações decommodities. Nesse sentido, o agronegócio brasileiro caracteriza-se
a) pelo uso intensivo de tecnologias, pelas pesquisas científicas inovadoras e pelas políticas oficiais de financiamento.
b) pelo uso de sementes não modificadas, pelo consumo de insumos químicos e pela distribuição dos lucros em regime de parceria.
c) pela organização horizontal de comando, pelo regime de produção semi-intensivo e pela negociação da produção em bolsa de valores.
d) pelo arrendamento de terras, pela imprevisibilidade no planejamento produtivo e pela mecanização agrícola generalizada.
e) pela gestão familiar, pela produção restrita sem excedentes e pelo pequeno retorno aos investimentos realizados.

26 (IFMG)

Agricultura familiar pode ser modelo para produção sustentável de alimentos

As mudanças climáticas e o aumento da população impõem desafios aos atuais modelos de agricultura comercial. Nesse contexto, a agricultura familiar ganha força, por geralmente utilizar a policultura, com sementes e espécies que existem há centenas de anos e são mais resistentes a pragas e mudanças climáticas. Para uma bióloga da Universidade de Brasília, "a agricultura familiar pode conciliar melhor os cultivos e as áreas de preservação, o que com a agricultura comercial é mais difícil”.
Fonte: http://goo.gl/P7EwFT. Acesso: 26/11/2013. Adaptado.

Tendo em vista as características da agricultura familiar e do agronegócio exportador no Brasil, considera-se que o modelo familiar é mais sustentável porque
a) aproveita melhor os recursos naturais, usando técnicas menos agressivas.
b) cultiva apenas uma variedade de produto agrícola, propiciando menor desgaste dos solos.
c) preserva a vegetação original, fazendo seus plantios sem a remoção das matas nativas.
d) utiliza sementes geneticamente modificadas, melhor adaptadas às mudanças climáticas.
e) produção através da plantation, uso da monocultura e a mecanização pesada.

27 (UNICENTRO) Assinale a alternativa correta sobre os efeitos do processo de modernização da agricultura brasileira, que se verificou a partir da década de 1970 e que afetou as formas de produção e a estrutura fundiária.

a) Ocorreu a ampliação da área plantada nas pequenas e médias propriedades, com maior aproveitamento dos fundos de vales na produção de cultivos diversos (policultura) como o milho, o arroz e o feijão.
b) A monocultura mecanizada de grãos com aplicação maciça de insumos como fertilizantes químicos e biocidas favoreceu os pequenos produtores rurais, que dispunham de pouca mão de obra para o trabalho.
c) Muitos pequenos produtores rurais que não dispunham de capital para assumir os altos custos dos insumos modernos foram obrigados a vender suas propriedades para quem dispunha de capital para investir. Com isso, aumentou a concentração da posse da terra, bem como o tamanho médio das propriedades.
d) A agricultura mecanizada moderna intensificou a adoção de técnicas de adubação orgânica tendo, portanto, reduzido o impacto provocado pelos adubos sintéticos na poluição dos solos e das águas, ao mesmo tempo em que priorizou, no estado do Paraná, o cultivo de produtos permanentes em substituição às culturas temporárias.
e) A agricultura moderna mecanizada foi um dos fatores responsáveis pelo aumento da produtividade dos policultivos de arroz, feijão e milho e particularmente de hortifrutigranjeiros, no “cinturão verde” das cidades.

28 (INATEL) O Brasil possui uma estrutura fundiária caracterizada pela concentração da terra e pela existência de latifúndios, dos quais muitos improdutivos. Tal modelo é secular e foi implantado desde o início da colonização. Como forma de combate a essa estrutura fundiária excludente, vem se destacando nas últimas décadas a atuação:

a) do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) que, através de ocupações de terras devolutas e latifúndios, principalmente os improdutivos, busca efetivar a reforma agrária e denunciar os crimes cometidos no campo;
b) da UDR (União Democrática Ruralista) que, como o próprio nome diz, visa democratizar o acesso
dos camponeses à propriedade da terra, a fim de frear o processo de êxodo rural que vem caracterizando o Brasil;
c) do PT (Partido dos Trabalhadores) que, nos três primeiros anos do governo Lula, realizou um investimento maciço em programas de reforma agrária, erradicando a desigualdade e a violência no campo;
d) da CUT (Central Única dos Trabalhadores) que vem realizando uma série de greves com o objetivo não só de reivindicar melhores salários, mas também de sensibilizar a sociedade em relação à questão da reforma agrária;
e) da UNE (União Nacional dos Estudantes), que vem organizando uma série de movimentos de invasão de prédios públicos e de terras produtivas como forma de pressionar o governo a acelerar o processo de reforma agrária.

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