quarta-feira, 11 de novembro de 2015

REVISÃO SIMULADO - 2º ANO

1.    “O transporte público no Brasil sempre foi alvo de muitas reclamações ao longo do tempo. Na maioria das vezes, as queixas referem-se ao fato de os veículos estarem sempre lotados, às condições ruins dos carros e à baixa qualidade dos serviços prestados […]. A insatisfação da população com o transporte coletivo nas cidades brasileiras, no entanto, não é uma questão recente. Pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2011 e 2012, revelaram um quadro negativo, com avaliações classificadas como “péssimas ou ruins” ultrapassando os 60%”.
(Disponível em: brasilescola.com)
Assinale a alternativa que indica um dos principais elementos responsáveis pelos problemas do transporte público no Brasil.
a) Ausência de veículos particulares para a população.
b) Crescimento das cidades menor que o do campo.
c) Barateamento das passagens, elevando a procura e diminuindo os serviços.
d) Crescimento desordenado urbano sem um acompanhamento em infraestrutura.
e) Federalização do transporte coletivo pela Constituição de 1988. 

2.    O Brasil é um país de dimensões continentais, o que eleva a importância de uma articulada rede de transporte que integre de maneira eficaz e pouco onerosa todas as áreas habitadas e de uso do espaço geográfico no país. Nesse sentido, o sistema de transporte mais utilizado para deslocamento de cargas e serviços é o:

a) rodoviário
b) ferroviário
c) hidroviário
d) aeroviário
e) marítimo

3.    As ferrovias no Brasil estão geograficamente concentradas:
a) na região Nordeste, como resultado das políticas coloniais de transportes das commodities aqui cultivadas pela metrópole.
b) na região Sudeste, em razão das estruturas instaladas no auge da economia cafeeira.
c) no Centro-Oeste, como uma obra de promoção da política da Marcha para o Oeste.
d) no Sul, para atender os interesses das oligarquias gaúchas.
e) em todo o litoral, como herança da concentração populacional nessa faixa do país.

4.    (UFMG) Considerando-se as redes que compõem as diferentes modalidades de transporte no Brasil, é INCORRETO afirmar que:

a) as ferrovias são, em sua grande extensão, utilizadas sobretudo para o escoamento da produção mineral e subutilizadas no transporte interurbano e inter-regional de passageiros.
b) as hidrovias tornariam o preço do produto agrícola brasileiro mais competitivo no mercado internacional, mas têm sua implementação dificultada pelo custo e pelos impactos ambientais decorrentes de seus projetos.
c) as rodovias, principal modalidade de transporte do país, assumem, com alto custo, elevada tonelagem no deslocamento de mercadorias diversas e maior percentual de tráfego de passageiros.
d) o transporte aéreo registra um uso mais intenso nas regiões do país onde há grandes distâncias entre os principais centros urbanos e fraca densidade das redes rodoviária e ferroviária.

5.    (URCA) Com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento, o governo do Brasil pretende reverter uma situação que do ponto de vista do transporte de mercadorias é insustentável, uma vez que eleva o frete, tornando os produtos menos competitivos no mercado externo. Assim, é CORRETO afirmar que:

A alternativa que traz a sequência correta é:

a) O incremento estatal na infraestrutura aérea possibilitará um escoamento significativo da exportação dos
produtos agrícolas.
b) O predomínio do modal rodoviário na dinâmica de transportes no Brasil relaciona-­se às políticas implantadas a partir da segunda metade do século XX, que concentraram recursos neste setor.
c) O transporte hidroviário é pouco utilizado no Brasil em virtude de seu custo ser superior ao do transporte rodoviário.
d) As hidrovias tornariam o preço do produto agrícola brasileiro mais competitivo no mercado internacional, mas têm sua implementação dificultada pela ausências de rios perenes, o que eleva o custo e pelos impactos ambientais decorrentes de seus projetos.
d) O Trem de Alta Velocidade se enquadra dentro do PAC do atual governo, cujas obras já eliminaram as precárias condições das estradas brasileiras.

6.    (UNIOESTE) O trânsito das grandes cidades tem se constituído como um dos principais desafios ao planejamento urbano contemporâneo. Para tentar enfrentar este desafio, o governo brasileiro publicou a Lei no 12587 de 3 de janeiro de 2012 que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. No artigo 2 da referida Lei, é apresentado o seu objetivo principal:

A Política Nacional de Mobilidade Urbana tem por objetivo contribuir para o acesso universal à cidade, o fomento e a concretização das condições que contribuam para a efetivação dos princípios, objetivos e diretrizes da política de desenvolvimento urbano, por meio do planejamento e da gestão democrática do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana”.

O prefeito de uma cidade do interior do Paraná, com cerca de 50 mil habitantes, apresentou algumas medidas com o intuito de diminuir o problema do trânsito:

I. Ampliar a construção de ciclovias
II. Facilitar o acesso ao transporte individual, principalmente de carros e motos.
III. Criar instrumentos legais que permitam a população habitar áreas mais próximas do centro da cidade, diminuindo o seu deslocamento entre o local de trabalho e de moradia.
IV. Investir em transportes urbanos de massa, principalmente metrô.

Assinale a alternativa correta, que contém as medidas que podem ajudar a diminuir o problema do trânsito na cidade referida.

a) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
c) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmações III e IV estão corretas.
e) Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.

7.    Sobre os diferentes tipos e usos dos transportes no Brasil e no mundo, considere as afirmações a seguir:
I. Recomendado para distâncias menores, porém com custos mais elevados. A vantagem está em transportar o produto do início ao fim, ou seja, retira-o de seu local de produção e entrega-o ao seu destino final sem a necessidade de outros meios de transporte.
II. Utilizado para grandes distâncias, envolvendo principalmente o deslocamento de pessoas e mercadorias de custo (e lucro) mais elevado. Apresenta um elevado custo, porém uma velocidade maior.
III. Recomendado para países de grande extensão territorial, apresentando altos custos em sua estruturação e baixos custos em sua manutenção. Transporta pessoas e mercadorias, consumindo uma quantidade de energia relativamente pequena.
As proposições acima representam, respectivamente, as descrições dos transportes:
a) rodoviário, ferroviário e hidroviário
b) ferroviário, rodoviário e aéreo
c) marítimo, pluvial e aéreo
d) aéreo, manual e hidroviário
e) rodoviário, aéreo e ferroviário.
8. As ferrovias são frequentemente indicadas como a melhor opção para o escoamento de cargas e, até mesmo, de pessoas em todo o território nacional. Entre as vantagens que esse tipo de transporte oferece para o país, podemos assinalar, EXCETO:
a) Baixo custos de manutenção e consumo.
b) Participação no deslocamento de todo o percurso da mercadoria a ser entregue.
c) Desafogamento do trânsito nas rodovias.
d) Melhorias na relação entre cargas transportadas e combustível consumido.
e) Menor quantidade estatística de acidentes e perdas de carga. 
9. (ENEM)
A soma do tempo gasto por todos os navios de carga na espera para atracar no porto de Santos é igual a 11 anos – isso, contando somente o intervalo de janeiro a outubro de 2011. O problema não foi registrado somente neste ano. Desde 2006 a perda de tempo supera uma década.
Folha de S. Paulo, 25 dez. 2011 (adaptado).
A situação descrita gera consequências em cadeia, tanto para a produção quanto para o transporte. No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo, uma dessas consequências é a
a) realocação das exportações para o modal aéreo em função da rapidez.
b) dispersão dos serviços financeiros em função da busca de novos pontos de importação.
c) redução da exportação de gêneros agrícolas em função da dificuldade para o escoamento.
d) priorização do comércio com países vizinhos em função da existência de fronteiras terrestres.
e) estagnação da indústria de alta tecnologia em função da concentração de investimentos na infraestrutura de circulação.
10. (UFMG 2010)
Considerando-se as redes que compõem as diferentes modalidades de transporte no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
a) as ferrovias são, em sua grande extensão, utilizadas sobretudo para o escoamento da produção mineral e subutilizadas no transporte interurbano e interregional de passageiros.
b) as hidrovias tornariam o preço do produto agrícola brasileiro mais competitivo no mercado internacional, mas têm sua implementação dificultada pelo custo e pelos impactos ambientais decorrentes de seus projetos.
c) as rodovias, principal modalidade de transporte do País, assumem, com alto custo, elevada tonelagem no deslocamento de mercadorias diversas e maior percentual de tráfego de passageiros.
d) o transporte aéreo registra um uso mais intenso nas regiões do País onde há grandes distâncias entre os principais centros urbanos e fraca densidade das redes rodoviária e ferroviária.
e) Nos últimos anos tem atraído cada vez mais passageiros em função da diminuição dos custos do transporte, decorrentes de um processo de reestruturação das empresas aéreas, como a redução dos gastos a bordo, a utilização de aeronaves modernas e a maior utilização da capacidade de carga das aeronaves.
11. (Enem 2013)
De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil.
HUERTAS, D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira agrícola brasileira. Revista Transporte y Territorio, Universidade de Buenos Aires, n. 3, 2010 (adaptado).
A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s)
a)    variações climáticas no território, associadas à interiorização da produção
b)    grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transporte.
c)    formação geológica do país, que impede o uso de um único modal.
d)    proximidade entre a área de produção agrícola intensiva e os portos.
e)    diminuição dos fluxos materiais em detrimento de fluxos imateriais.
12.  (Enem 2012)
A soma do tempo gasto por todos os navios de carga na espera para atracar no porto de Santos é igual a 11 anos — isso, contando somente o intervalo de janeiro a outubro de 2011. O problema não foi registrado somente neste ano. Desde 2006 a perda de tempo supera uma década.
Folha de S. Paulo, 25 dez. 2011 (adaptado).
A situação descrita gera consequências em cadeia, tanto para a produção quanto para o transporte. No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo, uma dessas consequências é a:
a)    realocação das exportações para o modal aéreo em função da rapidez.
b)    dispersão dos serviços financeiros em função da busca de novos pontos de importação
c)    redução da exportação de gêneros agrícolas em função da dificuldade para o escoamento.
d)    priorização do comércio com países vizinhos em função da existência de fronteiras terrestres.

e)    estagnação da indústria de alta tecnologia em função da concentração de investimentos na infraestrutura de circulação.

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