quarta-feira, 11 de novembro de 2015

REVISÃO DO SIMULADO - 1º ANO ENSINO MEDIO

1.     (Vunesp) O sistema de jardinagem, também chamado de agricultura de quinta, caracteriza o Sudeste Asiático e é considerado intensivo, mesmo sem o uso de modernas tecnologias. Cada agricultor conta com uma pequena área de plantio, principalmente arroz, dedicando – se a ele integralmente. Dois fatores associados caracterizam este sistema:

a) Mão – de – obra escassa; relevo de montanha.
b) Excesso de mão – de – obra; escassez de espaço para plantio.
c) Plantio em curvas de nível; mão –de – obra especializada.
d) Cooperativismo agrícola; lucratividade.
e) Abundância de espaço para cultivo; fazendas comunitárias
2.    Apesar do intenso crescimento industrial, a agricultura ainda é importante para a economia chinesa. Indique a alternativa que caracteriza o tipo de clima da China Meridional e o principal produto agrícola ali cultivado.
a) Equatorial; arroz.
b) Temperado continental; café.
c) Subtropical; cana-de-açúcar.
d) Tropical monçônico; arroz.
e) Semi-árido; chá.

3.    No Brasil, a agropecuária é um dos principais setores da economia, sendo uma das mais importantes atividades a impulsionar o crescimento do PIB nacional. Nesse contexto, o tipo de prática predominante é:
a) a agricultura familiar, com elevado emprego de tecnologias.
b) o agronegócio, com predomínio de latifúndios.
c) a agricultura sustentável, com práticas extrativistas.
d) a agricultura itinerante, com técnicas avançadas de cultivo.
e) Agricultura de jardinagem
4.    (UEG) A finalidade primordial da agricultura é a produção de alimentos. Todavia, apesar dos avanços e das conquistas tecnológicas, o número de famintos no mundo continua alto. Com relação a esse tema, é correto afirmar:
a) a fome no mundo deve-se mais a fatores relacionados às condições naturais adversas, como secas prolongadas, excesso de chuvas, pobreza do solo, entre outras.
b) a existência da fome no mundo é reflexo do preço elevado dos alimentos, da falta de acesso à terra, do controle das multinacionais no mercado agrícola, entre outras causas.
c) a modernização da agricultura gerou oferta recorde e excedente de alimentos para alimentar toda a humanidade, debelando, assim, a fome nos países pobres.
d) nos países subdesenvolvidos, nos quais a principal atividade econômica é a agropecuária, o problema da fome é menor devido à produção de alimentos básicos.
e) O discurso de modernidade das elites tem contribuído para que a terra esteja concentrada nas mãos da grande maioria dos agricultores brasileiros.
5. (UEPB – com adaptações) O processo de concentração fundiária caminha junto à industrialização da agropecuária com predomínio de capitais. Sobre esse tema, assinale o que for incorreto:
a) O discurso de modernidade das elites tem contribuído para que a terra esteja concentrada nas mãos da grande maioria dos agricultores brasileiros.
b) Os pequenos agricultores não conseguem competir e são forçados a abandonar suas lavouras de subsistência e vender suas terras.
c) A intensa mecanização leva à redução do trabalho humano e à mudança nas relações de trabalho, com a especialização de funções e o aumento do trabalho assalariado e de diaristas.
d) As modificações na estrutura fundiária provocam desemprego no campo, intenso êxodo rural, além de aumentar o contingente de trabalhadores sem direito à terra e sua exclusão social.
6. É o conjunto das atividades na produção primária de alimentos vegetais e animais:

a) agropecuária
b) agroprimária
c) agroalimento
d) agrovegetais
e) agrovegetoanimais

7. É o conjunto de atividades, setores e empresas ligadas à cadeia produtiva da agropecuária:

a) agroambiente
b) agronegócio
c) agroprodução
d) agroempresa
e) agrosetor
8. É uma das principais causas do êxodo rural para as cidades:

a) ataque de pestes nas plantações
b) uso de agrotóxico nas plantações
c) índice alto de invasão e roubo nas terras
d) risco de contágio por doenças transmitidas pelos animais e plantas
e) a má distribuição de terras

9. Segue a lista dos produtos que o Brasil mais produz e exporta mundialmente, exceto:

a) café
b) açúcar
c) álcool
d) suco de fruta
e) caqui

10. Em março de 2007, os presidentes lula e George W. Bush assinou o acordo de cooperação para pesquisa e desenvolvimento:

a) de biocombustíveis
b) da inseminação artificial em vacas
c) da clonagem de animais
d) de produtos transgênicos
e) do uso de agrotóxicos naturais
11. (UEMA) Os fragmentos a seguir apresentam a realidade revelada pelo diretor geral da ONU para a alimentação e a agricultura, o brasileiro José Graziano, sobre as questões que envolvem a sustentabilidade nesses aspectos, em entrevista à

Revista ISTO É, por ocasião da Rio+20.

“Hoje não existe escassez de alimentos.”
“Entre a produção e o consumo, perde-se anualmente 1,3 bilhões de toneladas de alimentos.”
“Ao mesmo tempo em que há 900 milhões de pessoas subnutridas, outras centenas de milhões sofrem de sobrepeso e obesidade.”
“Hoje usamos 15 mil litros de água para produzir um quilo de carne.”

GRAZIANO, J. Isto é, São Paulo, n. 2223, jun. 2012.


Esses fragmentos demonstram que, de acordo com o diretor geral da ONU, em relação à sustentabilidade, há necessidade de

a) criar interlocução entre os problemas de segurança   acima, indicam que há
alimentar e as questões ambientais, produzindo menor A) impacto ao ambiente a exemplo do cultivo direto, dos sistemas agroflorestais, do controle biológico de pragas, da irrigação por gotejamento e da redução do desperdício.
b) promover aumento da produção, atendendo às pressões internacionais da revolução verde, de forma a atender a população mundial que deverá ultrapassar a marca dos 9 milhões de pessoas em 2050, considerando as perspectivas atuais desse crescimento.
c) garantir as condições de acesso à alimentação, como a produção agrícola e o grande volume           do capital ao pequeno agricultor nos países centrais, onde há maior concentração de renda e menor poder aquisitivo.
d) comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, priorizando a produção de alimentos em níveis suficientes para atender às populações, conforme estabelecem os padrões dos países periféricos, onde há maior poder aquisitivo e produção de maneira sustentável.
e) buscar alternativas sustentáveis, substituindo as práticas predatórias, tais como queimadas por métodos menos agressivos, adubagem orgânica e construção de cacimbas, nos países centrais, onde a fome assola pelas condições de insustentabilidade da produção.

12. (UCS) As atividades agropecuárias são realizadas pelos seres humanos há mais de 10 mil anos. Essas atividades se desenvolveram por meio do cultivo agrícola, da utilização de ferramentas, da domesticação de animais, do aperfeiçoamento de técnicas e do uso de tecnologias.

Analise as afirmativas abaixo, sobre as atividades agropecuárias.

I. A agropecuária comercial moderna caracteriza-se pelo uso intensivo de recursos tecnológicos, como máquinas e insumos. É necessário que a produção seja acompanhada por mão de obra especializada.
II. Nos últimos anos, surgiu um novo recurso tecnológico, decorrente da pesquisa biotecnológica e voltado para a produção agrícola, que são os transgênicos. Seus defensores argumentam que, com seu cultivo e utilização, aumentará a produção de alimentos no mundo.
III. Com a utilização de agrotóxicos, pode-se eliminar os insetos nocivos, acabando com o ápice da cadeia alimentar. Por outro lado, é possível ocorrer contaminação do aquífero confinado e do solo, por meio dos macro-organismos, que podem desaparecer e tornar o solo fértil.

Das afirmativas acima,

a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas III está correta.
d) apenas I e II estão corretas.
e) I, II e III estão corretas

Texto para as questões 13 e 14.
Aumento de produtividade - Nos últimos 60 anos, verificou-se grande aumento da produtividade agrícola nos Estados Unidos da América (EUA). Isso se deveu a diversos fatores, tais como expansão do uso de fertilizantes e pesticidas, biotecnologia e maquinário especializado. O gráfico abaixo apresenta dados referentes à agricultura desse país, no período compreendido entre 1948 e 2004



13. (Enem) Com base nas informações acima, pode-se considerar fator relevante para o aumento da produtividade na agricultura estadunidense, no período de 1948 a 2004,
a)    o aumento do uso da terra.
b)    a redução dos custos de material.
c)    a redução do uso de agrotóxicos.
d)    o aumento da oferta de empregos.
e)    o aumento do uso de tecnologias.
14. (Enem) A respeito da agricultura estadunidense no período de 1948 a 2004, observa-se que:
a) o aumento da produtividade foi acompanhado da redução de mais de 70% dos custos de mão-de-obra.
b) o valor mínimo dos custos de material ocorreu entre as décadas de 70 e 80.
c) a produtividade total da agricultura dos EUA apresentou crescimento superior a 200%.
d) a taxa de crescimento das despesas de capital manteve-se constante entre as décadas de 70 e 90.
e) o aumento da produtividade foi diretamente proporcional à redução das despesas de capital.
15. (Enem) A Embrapa possui uma linhagem de soja transgênica resistente ao herbicida IMAZAPIR. A planta está passando por testes de segurança nutricional e ambiental, processo que exige cerca de três anos. Uma linhagem de soja transgênica requer a produção inicial de 200 plantas resistentes ao herbicida e destas são selecionadas as dez mais “estáveis”, com maior capacidade de gerar descendentes também resistentes. Esses descendentes são submetidos a doses de herbicida três vezes superiores às aplicadas nas lavouras convencionais. Em seguida, as cinco melhores são separadas e apenas uma delas é levada a testes de segurança. Os riscos ambientais da soja transgênica são pequenos, já que ela não tem possibilidade de cruzamento com outras plantas e o perigo de polinização cruzada com outro tipo de soja é de apenas 1%. A soja transgênica, segundo o texto, apresenta baixo risco ambiental porque:


a)    a resistência ao herbicida não é estável e assim não passa para as plantas-filhas.

b)    as doses de herbicida aplicadas nas plantas são 3 vezes superiores às usuais.

c)    a capacidade da linhagem de cruzar com espécies selvagens é inexistente.

d)    a linhagem passou por testes nutricionais e após três anos foi aprovada.

e)    a linhagem obtida foi testada rigorosamente em relação a sua segurança.

Um comentário:

  1. Professor e o gabarito? Para Que eu possa saber as alternativas corretas.

    ResponderExcluir