11. (Unesp) Examine a tabela adiante.
DISTRIBUIÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS
AGRÍCOLAS
NO BRASIL, DE ACORDO COM O TAMANHO EM
1985.
No que se refere à distribuição da
terra rural no Brasil, os dados da tabela permitem afirmar que:
a) a distribuição da terra rural é
eqüitativa.
b) mais de 70% da terra rural
corresponde aos estabelecimentos com mais de 100 hectares.
c) são os estabelecimentos de 10 a
menos de 100 hectares que correspondem à maior parte da terra rural.
d) são os estabelecimentos com menos
de 10 hectares que correspondem à maior parte da terra rural.
e) são os
estabelecimentos com mais de 100 hectares que correspondem à menor parte da
terra rural.
12. (Unesp) A tabela a seguir mostra
que, no período de 65 anos, o número total de tratores no Brasil cresceu 382
vezes.
Os dados permitem afirmar que:
a) quanto o número total de tratores,
a região sul manteve-se sempre à frente das demais.
b) na região sul, apesar do número
absoluto de tratores, registrou-se o menor incremento.
c) a região centro-oeste diminuiu a
importância de sua participação no número total de tratores.
d) quanto ao número total de tratores,
a região nordeste manteve-se sempre em terceiro lugar.
e) O menor incremento
registrado no período ocorreu na região norte.
13. (Unirio) A agricultura brasileira
vem atravessando várias modificações: grande injeção de capital alterou as
relações de produção e criou novos mercados. As opções a seguir apresentam
tendências da evolução agrícola brasileira, EXCETO uma. Assinale-a:
a) Mão-de-obra rural, cada vez mais,
composta de operários agrícolas, assalariados sem maior vínculo com a terra.
b) Diminuição gradativa do tamanho das
propriedades, como conseqüência da racionalização da produção.
c) Crescente especialização da
produção, tendendo para uma monocultura dentro de cada propriedade.
d) Crescimento maior dos produtos que
encontram um mercado nas indústrias, inclusive na alimentação.
e) Lento desaparecimento
das propriedades familiares com a penetração das empresas rurais.
14. (Unitau) Indique a alternativa
incorreta relacionada à questão agrária no Brasil:
a) A maior parte das terras agrícolas
encontra-se em mãos de grandes proprietários.
b) Os grandes latifundiários mantêm a
maior parte de suas terras sob índices de produtividade extremamente baixos.
c) A grande propriedade impede a
multiplicação dos pequenos produtores e, portanto, a própria produção
agropecuária do país.
d) O latifúndio absorve um mínimo de
mão-de-obra.
e) Não há terras
improdutivas no Brasil, já que os grandes latifúndios têm altíssimos índices de
aproveitamento do solo.
15. (Fuvest) "A soja ocupou os
espaços remanescentes da economia e do território regional e avançou sobre
áreas de pecuária extensiva com base no arrendamento de terras e sobre a
agricultura colonial, deslocando produtos destinados ao auto-abastecimento
regional e pressionando a saída de trabalhadores, de produtores sem terra e de
pequenos proprietários.
A ocupação de áreas que haviam ficado
à margem do complexo agroindustrial da soja permitiu reter, na região, a
pequena produção desarticulada com a expansão de cultivos modernos ou
desalojada com a construção de barragens para a produção de energia
hidrelétrica. Por outro lado, a expansão do sistema de integração de pequenos
produtores à indústria viabilizou, através do desenvolvimento de atividades
compatíveis com reduzidas extensões de terra - avicultura e suinocultura
confinadas e cultivo do tabaco para a produção de fumo -, a permanência de
pequenos produtores cujos estabelecimentos não apresentavam escala adequada à
implantação da lavoura mecanizada de grãos".
Este texto refere-se à agricultura:
a) da Região Sul.
b) da Região Centro-Oeste.
c) do Estado de São Paulo.
d) da Região Nordeste.
e) do Estado de Mato
Grosso.
16. (Unesp 2012) Cada cultura tem suas virtudes,
seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões.
Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar a
integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de
todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente
segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua
Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus
vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua
colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma
barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos
fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente
segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua
barbárie sob esses ideais.
(Edgard Morin. Le Monde, 08.02.2012. Adaptado.)
No texto
citado, o pensador contemporâneo Edgard Morin desenvolve
a)
reflexões elogiosas acerca das consequências do etnocentrismo ocidental sobre
outras culturas.
b) um
ponto de vista idealista sobre a expansão dos ideais da Revolução Francesa na
história.
c)
argumentos que defendem o isolamento como forma de proteção dos valores
culturais.
d) uma reflexão crítica acerca do contato entre a
cultura ocidental e outras culturas na história.
e) uma
defesa do caráter absoluto dos valores culturais da Revolução Francesa.
17. (Ufpa
2013) Sobre patrimônio material e imaterial no Brasil, é correto afirmar:
a) As práticas e expressões culturais, para serem
consideradas como bens imateriais, devem apresentar associação entre os
objetos, artefatos e os lugares onde são desenvolvidos.
b) O
Palacete Pinho, o Parque Zoobotânico do Museu Emilio Goeldi e o Complexo do
Ver-o-Peso são considerados como patrimônio imateriais do Brasil por
resguardarem a memória dos povos indígenas.
c) Os
recursos naturais são bens culturais de patrimônio imaterial, por isso é grande
o risco de desaparecerem, caso não sejam preservados por políticas
sociais.
d) O
Ofício das Baianas de Acarajé agrega diferentes classes socioeconômicas,
promovendo a equidade e a justiça social, e é caracterizado apenas como
patrimônio material.
e) Os
bens materiais têm que apresentar uma prática cultural regular tal como ocorre,
por exemplo, com o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, com o complexo cultural do
Bumba meu Boi do Maranhão e com a Roda de Capoeira.
18. (Ufpa
2013) A complexidade do ambiente amazônico em muito influencia na vida das
populações que fazem desse ambiente o seu habitat. Sobre o processo de
adaptação humana nessa região, é correto afirmar:
a) Os
saberes tradicionais acumulados sobre o território foram substituídos pelo modo
de trabalho semifeudal e pela prática do aviamento, o que possibilita o
processo de adaptação humana em áreas ribeirinhas.
b) As
condições ambientais limitaram o desenvolvimento cultural das populações humanas
amazônicas: um exemplo é o que ocorreu com grupos sociais indígenas,
quilombolas e caboclos.
c)
Enfatizados nos estudos sócio-históricos sobre populações da região amazônica,
os povos provenientes do continente africano determinaram os atuais modos de vida
cabocla nesta região.
d) Os saberes tradicionais dos povos indígenas foram
constituídos e repassados de geração a geração a partir da oralidade. E desde
tempos imemoriais, esses conhecimentos têm proporcionado a adaptação desses
povos em diferentes contextos socioambientais.
e) A
atual população humana presente na Amazônia foi constituída, seguindo o exemplo
do que tem ocorrido com a totalidade da população brasileira, a partir da
miscigenação de povos oriundos do próprio continente americano.
19. (Upe
2012) Observe a charge a seguir:
Nela
percebemos como as pessoas são representantes das desigualdades existentes em
seus grupos específicos de convivência social. Comunidade é uma dessas
organizações e foi conceituada por alguns teóricos da Sociologia como forma de
diferenciar do termo já existente, sociedade. Nessa perspectiva, é correto
afirmar que comunidade:
a) é
composta por pessoas que estão unidas por laços consanguíneos e baseados em
relações espontâneas.
b) é um conjunto de pessoas que podem satisfazer
todos os seus objetivos no grupo.
c) é
constituída de grupos baseados na vontade livre das pessoas que os
compõem.
d) é a
representação de uma realidade vivida pelos brasileiros, que possuem as
condições sociais e econômicas para nela se organizarem e construírem novas
formas de relação social.
e) pode
ser definida como heterogênea, pois as atividades e o estado de espírito são
muito semelhantes para todas as pessoas.
20.
(Unioeste 2012) O relativismo cultural é um princípio segundo o qual não é
possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os
fenômenos sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que
desempenham no sistema cultural.
Tendo por
base o anúncio transcrito acima, é correto afirmar que:
a)
relativizar é construir descrições exteriores sobre diferentes modos de
vida.
b) relativizar é uma tentativa de construir
descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos dizem e do
que fazem os atores destes fatos culturais.
c)
relativizar é uma defesa da homogeneidade cultural.
d) é o
reconhecimento da unidade biológica da espécie humana. Através dessa unidade
biológica podemos explicar as realidades culturais e o comportamento das
pessoas.
e)
o relativismo defende que todas as culturas tendem a se assemelhar com o passar
do tempo, e que ao difundir nossos hábitos estamos colaborando com esse
processo. ................................ CONTINUA ................
Nenhum comentário:
Postar um comentário