quarta-feira, 30 de outubro de 2013

REVISÃO DE GEOGRAFIA 2º ANO - PARTE II



11. (Unesp) Examine a tabela adiante.

DISTRIBUIÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS AGRÍCOLAS
NO BRASIL, DE ACORDO COM O TAMANHO EM 1985.
 
 

No que se refere à distribuição da terra rural no Brasil, os dados da tabela permitem afirmar que:

a) a distribuição da terra rural é eqüitativa.
b) mais de 70% da terra rural corresponde aos estabelecimentos com mais de 100 hectares.
c) são os estabelecimentos de 10 a menos de 100 hectares que correspondem à maior parte da terra rural.
d) são os estabelecimentos com menos de 10 hectares que correspondem à maior parte da terra rural.
e) são os estabelecimentos com mais de 100 hectares que correspondem à menor parte da terra rural.

12. (Unesp) A tabela a seguir mostra que, no período de 65 anos, o número total de tratores no Brasil cresceu 382 vezes.
 
 Os dados permitem afirmar que:

a) quanto o número total de tratores, a região sul manteve-se sempre à frente das demais.
b) na região sul, apesar do número absoluto de tratores, registrou-se o menor incremento.
c) a região centro-oeste diminuiu a importância de sua participação no número total de tratores.
d) quanto ao número total de tratores, a região nordeste manteve-se sempre em terceiro lugar.
e) O menor incremento registrado no período ocorreu na região norte.

13. (Unirio) A agricultura brasileira vem atravessando várias modificações: grande injeção de capital alterou as relações de produção e criou novos mercados. As opções a seguir apresentam tendências da evolução agrícola brasileira, EXCETO uma. Assinale-a:

a) Mão-de-obra rural, cada vez mais, composta de operários agrícolas, assalariados sem maior vínculo com a terra.
b) Diminuição gradativa do tamanho das propriedades, como conseqüência da racionalização da produção.
c) Crescente especialização da produção, tendendo para uma monocultura dentro de cada propriedade.
d) Crescimento maior dos produtos que encontram um mercado nas indústrias, inclusive na alimentação.
e) Lento desaparecimento das propriedades familiares com a penetração das empresas rurais.

14. (Unitau) Indique a alternativa incorreta relacionada à questão agrária no Brasil:
a) A maior parte das terras agrícolas encontra-se em mãos de grandes proprietários.
b) Os grandes latifundiários mantêm a maior parte de suas terras sob índices de produtividade extremamente baixos.
c) A grande propriedade impede a multiplicação dos pequenos produtores e, portanto, a própria produção agropecuária do país.
d) O latifúndio absorve um mínimo de mão-de-obra.
e) Não há terras improdutivas no Brasil, já que os grandes latifúndios têm altíssimos índices de aproveitamento do solo.

15. (Fuvest) "A soja ocupou os espaços remanescentes da economia e do território regional e avançou sobre áreas de pecuária extensiva com base no arrendamento de terras e sobre a agricultura colonial, deslocando produtos destinados ao auto-abastecimento regional e pressionando a saída de trabalhadores, de produtores sem terra e de pequenos proprietários.
A ocupação de áreas que haviam ficado à margem do complexo agroindustrial da soja permitiu reter, na região, a pequena produção desarticulada com a expansão de cultivos modernos ou desalojada com a construção de barragens para a produção de energia hidrelétrica. Por outro lado, a expansão do sistema de integração de pequenos produtores à indústria viabilizou, através do desenvolvimento de atividades compatíveis com reduzidas extensões de terra - avicultura e suinocultura confinadas e cultivo do tabaco para a produção de fumo -, a permanência de pequenos produtores cujos estabelecimentos não apresentavam escala adequada à implantação da lavoura mecanizada de grãos".

Este texto refere-se à agricultura:

a) da Região Sul.
b) da Região Centro-Oeste.
c) do Estado de São Paulo.
d) da Região Nordeste.
e) do Estado de Mato Grosso.

16. (Unesp 2012) Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais.
(Edgard Morin. Le Monde, 08.02.2012. Adaptado.)

No texto citado, o pensador contemporâneo Edgard Morin desenvolve 

a) reflexões elogiosas acerca das consequências do etnocentrismo ocidental sobre outras culturas. 
b) um ponto de vista idealista sobre a expansão dos ideais da Revolução Francesa na história. 
c) argumentos que defendem o isolamento como forma de proteção dos valores culturais. 
d) uma reflexão crítica acerca do contato entre a cultura ocidental e outras culturas na história. 
e) uma defesa do caráter absoluto dos valores culturais da Revolução Francesa. 

17. (Ufpa 2013) Sobre patrimônio material e imaterial no Brasil, é correto afirmar: 

a) As práticas e expressões culturais, para serem consideradas como bens imateriais, devem apresentar associação entre os objetos, artefatos e os lugares onde são desenvolvidos. 
b) O Palacete Pinho, o Parque Zoobotânico do Museu Emilio Goeldi e o Complexo do Ver-o-Peso são considerados como patrimônio imateriais do Brasil por resguardarem a memória dos povos indígenas. 
c) Os recursos naturais são bens culturais de patrimônio imaterial, por isso é grande o risco de desaparecerem, caso não sejam preservados por políticas sociais. 
d) O Ofício das Baianas de Acarajé agrega diferentes classes socioeconômicas, promovendo a equidade e a justiça social, e é caracterizado apenas como patrimônio material. 
e) Os bens materiais têm que apresentar uma prática cultural regular tal como ocorre, por exemplo, com o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, com o complexo cultural do Bumba meu Boi do Maranhão e com a Roda de Capoeira. 

18. (Ufpa 2013) A complexidade do ambiente amazônico em muito influencia na vida das populações que fazem desse ambiente o seu habitat. Sobre o processo de adaptação humana nessa região, é correto afirmar: 

a) Os saberes tradicionais acumulados sobre o território foram substituídos pelo modo de trabalho semifeudal e pela prática do aviamento, o que possibilita o processo de adaptação humana em áreas ribeirinhas. 
b) As condições ambientais limitaram o desenvolvimento cultural das populações humanas amazônicas: um exemplo é o que ocorreu com grupos sociais indígenas, quilombolas e caboclos. 
c) Enfatizados nos estudos sócio-históricos sobre populações da região amazônica, os povos provenientes do continente africano determinaram os atuais modos de vida cabocla nesta região. 
d) Os saberes tradicionais dos povos indígenas foram constituídos e repassados de geração a geração a partir da oralidade. E desde tempos imemoriais, esses conhecimentos têm proporcionado a adaptação desses povos em diferentes contextos socioambientais. 
e) A atual população humana presente na Amazônia foi constituída, seguindo o exemplo do que tem ocorrido com a totalidade da população brasileira, a partir da miscigenação de povos oriundos do próprio continente americano. 

19. (Upe 2012) Observe a charge a seguir:
Nela percebemos como as pessoas são representantes das desigualdades existentes em seus grupos específicos de convivência social. Comunidade é uma dessas organizações e foi conceituada por alguns teóricos da Sociologia como forma de diferenciar do termo já existente, sociedade. Nessa perspectiva, é correto afirmar que comunidade:

a) é composta por pessoas que estão unidas por laços consanguíneos e baseados em relações espontâneas.   
b) é um conjunto de pessoas que podem satisfazer todos os seus objetivos no grupo. 
c) é constituída de grupos baseados na vontade livre das pessoas que os compõem. 
d) é a representação de uma realidade vivida pelos brasileiros, que possuem as condições sociais e econômicas para nela se organizarem e construírem novas formas de relação social. 
e) pode ser definida como heterogênea, pois as atividades e o estado de espírito são muito semelhantes para todas as pessoas. 

20. (Unioeste 2012) O relativismo cultural é um princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural. 

Tendo por base o anúncio transcrito acima, é correto afirmar que:

a) relativizar é construir descrições exteriores sobre diferentes modos de vida. 
b) relativizar é uma tentativa de construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais. 
c) relativizar é uma defesa da homogeneidade cultural. 
d) é o reconhecimento da unidade biológica da espécie humana. Através dessa unidade biológica podemos explicar as realidades culturais e o comportamento das pessoas. 
e) o relativismo defende que todas as culturas tendem a se assemelhar com o passar do tempo, e que ao difundir nossos hábitos estamos colaborando com esse processo. 

................................ CONTINUA ................

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